Unicesumar
Unicesumar

UniCesumar é incluída em rede de compartilhamento acadêmico da ONU

UN_academic_impact (1)A UniCesumar faz parte oficialmente do United Nations Academic Impact (UNAI), uma iniciativa de impacto acadêmico associada à Organização das Nações Unidas (ONU). Com isso, a instituição passa a fazer parte de uma rede de compartilhamento de conhecimento, pesquisa e soluções pautada em questões inter e multidisciplinares que dialoguem com os valores da ONU, como representados nos princípios da UNAI.

O comunicado sobre a admissão da Unicesumar ao UNAI foi enviado na última sexta-feira (24) pela direção do organismo ao diretor de Relações Institucionais, Weslley Matos. “É mais um passo que damos, como instituição de ensino superior que não se priva de refletir e agir a respeito das grandes questões sociais contemporâneas. Fazer parte oficialmente do UNAI abre muitas portas para que possamos cumprir nosso propósito cidadão”, declarou o diretor.

O United Nations Academic Impact (UNAI) é uma iniciativa global que reúne instituições de ensino superior em todo o mundo. Estabelecido em 2010 pelo Secretário-Geral da ONU, Ban-Ki Moon, ele alinha essas instituições com as Nações Unidas para promover a realização de seus propósitos e mandato através de atividades e pesquisas. Ao se tornar um membro da UNAI, cada instituição deve completar no mínimo uma atividade por ano em apoio aos dez princípios básicos da UNAI.

Para Francieli Muller, responsável pelo Departamento de Responsabilidade Social da diretoria, “o ingresso da Unicesumar na UNAI é um reconhecimento ao esforço que a instituição tem feito, na defesa dos direitos humanos, oportunidades educacionais para todos, resolução de conflitos e pelo compromisso em apoiar certos princípios fundamentais de cidadania global e sustentabilidade”, explica Muller. Ela acrescentou que a instituição associada deve apresentar um relatório anual descrevendo as ações desenvolvidas.

O objetivo do Impacto Acadêmico é estimular a produção e a disseminação de conhecimento, por meio da construção de uma rede de cientistas, pesquisadores, alunos e professores que já estejam e/ou desejem se engajar com os dilemas e desafios enfrentados pelas Nações Unidas no seu dia a dia.

As instituições afiliadas devem se comprometer a produzir conhecimento, promover eventos e realizar atividades que dialoguem com os seguintes princípios:

  1. Erradicação da Pobreza: o compromisso de enfrentar os problemas da pobreza pela educação;
  2. Construção de Capacidades: o compromisso de construir capacidade nos sistemas de educação superior de todo o mundo;
  3. Educação para todas e todos: o compromisso de oferecer uma oportunidade educativa para todas as pessoas, independentemente de seu gênero, raça, religião ou etnia;
  4. Cidadania Global: o compromisso de encorajar a cidadania global através da educação;
  5. Acesso à Educação Superior: o compromisso de oferecer uma oportunidade para que cada indivíduo possa adquirir as habilidades e os conhecimentos necessários para alcançar a educação superior;
  6. Direitos Humanos: o compromisso com os direitos humanos, entre eles, a liberdade de pesquisa, de opinião e de expressão;
  7. Diálogo Intercultural: o compromisso de promover o diálogo, o entendimento intercultural e o desaparecimento da intolerância através da educação.
  8. Paz e Resolução de Conflitos: o compromisso de promover a paz e a resolução de conflitos pela educação;
  9. Sustentabilidade: o compromisso de promover a sustentabilidade pela educação;
  10. A Carta das Nações Unidas: o compromisso com os princípios fundamentais da Carta das Nações Unidas.

O trabalho dessas instituições é vital para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, pois elas servem como incubadoras de novas ideias, invenções e soluções para os muitos desafios globais que enfrentamos.

O Impacto Acadêmico das Nações Unidas fornece o elo integral com essas partes interessadas para assegurar que a comunidade internacional aproveite a energia e a inovação dos jovens e da comunidade de pesquisa a serviço da humanidade.