UniCesumar e ONG de Caxias do Sul arrecadam alimentos para famílias carentes

O polo de educação a distância da UniCesumar e a ONG Ação do Bem de Caxias do Sul (RS) estão promovendo uma campanha para arrecadar alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza pessoal. O objetivo deste trabalho é auxiliar as famílias que estão sofrendo os impactos do isolamento social.

A promoção foi uma iniciativa do presidente da Ong Ação do Bem, Maurício Estorti e da gestora da UniCesumar de Caxias do Sul, Tainey Schmitt Damas. As doações podem ser realizadas até o dia 31 de maio, na sede do polo da UniCesumar na cidade, das 9 às 21 horas.

Para gestora da UniCesumar de Caxias do Sul, Tainey Schmitt Damas, é importante unir a educação à solidariedade. “Sempre estou em busca de parcerias que ajudem o próximo, seja pela doação a alguma entidade ou para acolher o trabalho de voluntários na nossa casa, pois, acredito no poder da educação para formar cidadãos que contribuam para uma sociedade justa e solidária, além de promover o desenvolvimento emocional e espiritual.”

Outra forma de fazer a doação é efetivando um depósito bancário para a ONG Ação do Bem. Os dados estão disponíveis nas redes sociais da entidade. Os valores arrecadados serão utilizados para a compra de cestas básicas.

Doação de livros

A UniCesumar de Caxias do Sul também fez uma doação de livros para a Secretaria da Cultura do município para serem entregues junto com as cestas básicas que vão ser doadas para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Curso para voluntários

No início deste ano, as duas instituições também se uniram para realizar um curso gratuito para voluntários atuarem junto à entidade assistencial. A capacitação foi realizada, durante o dia, na UniCesumar de Caxias do Sul.

Ação do Bem

A Ação do Bem foi criada em 2008 por um pequeno grupo de amigos que distribuía alimentos e brinquedos pelas ruas dos bairros Mariani e Reolon. Há três anos a Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis, no bairro Reolon, foi adotada pela Ação do Bem, pois os voluntários acreditam que só a educação pode transformar a sociedade em que vivemos.

Todas as atividades da entidade são voltadas para esta escola, por meio da promoção de melhorias estruturais, arrecadação de material escolar e livros, realização de passeios, apoio aos eventos e atividades de entretimento.

Outras ações

A iniciativa do polo de Caxias do Sul está em consonância com a atuação social de toda a UniCesumar, que, a partir de sua sede em Maringá, já realizou diversos projetos de benefícios diretos à população nesse tempo de pandemia, como a costura de lençóis para hospitais, a produção de máscaras de acetato em nossas impressoras 3D (para profissionais de saúde) e a distribuição de cestas básicas para famílias mais vulneráveis.

A Diretoria de Relações Institucionais, por meio do Departamento de Responsabilidade Social, é quem faz a coordenação dos projetos sociais.

Relatório Social

Faça o download do Relatório Social 2019 da Unicesumar.

Serviço:

Endereço do polo da UniCesumar em Caxias do Sul:
Rua Os Dezoito do Forte, 2494 – bairro São Pelegrino.