UniCesumar está com inscrições abertas para mestrado e doutorado

Concorrendo a vagas em programas de pós-graduação como Tecnologias Limpas, Gestão do Conhecimento nas Organizações, Direito e Promoção da Saúde, inscrições seguem até o dia 6 de dezembro

A busca pela qualificação acadêmica é algo cada vez mais notável. De acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), há mais de 122 mil estudantes de pós-graduação no Brasil – desses, 81 mil são de mestrado (acadêmico ou profissional) e quase 42 mil estão matriculados em programas de doutorado. Com base na importância de oferecer qualificação de excelência, a UniCesumar está com inscrições abertas para os cursos de mestrado e doutorado até o dia 6 de dezembro.

Atualmente, a Instituição oferece quatro programas de mestrado (Tecnologias Limpas, Promoção da Saúde, Gestão do Conhecimento nas Organizações e Direito) e dois de doutorado (Direito e Promoção da Saúde).

Após a inscrição, os candidatos deverão realizar a prova escrita de maneira remota, por meio do Google Forms, no dia 7 de dezembro. No dia seguinte (8) será publicado o edital com os inscritos selecionados para as entrevistas, que ocorrerão conforme agendamento de acordo com o edital de cada programa.

A publicação dos aprovados ocorrerá no dia 14 de dezembro, que deverão realizar a matrícula entre os dias 17 e 18 de dezembro. O início do semestre letivo será no dia 4 de março de 2021.
“O mestrado e doutorado possibilitam ao profissional aprofundar e construir novos conhecimentos em uma determinada área por meio da realização de pesquisas científicas, o que hoje é um diferencial importante no mercado de trabalho, além de aumentar a empregabilidade”, diz a diretora de pós-graduação stricto sensu, professora Dra. Sonia Maria Bertolini.

Segundo ela, a UniCesumar oferece programas de pós-graduação que desenvolvem estudos de caráter interdisciplinar, possibilitando assim, atingir um público com distintas formações. “Por meio de disciplinas e atividades de pesquisa, os alunos desenvolvem habilidades e competências para atender as demandas que surgem nas diversas áreas de atuação profissional”, destaca.

INCENTIVO À PESQUISA

Alinhada ao oferecimento de programas de pós-graduação, a UniCesumar também dedica grande atenção à pesquisa. No mês de outubro, a Instituição lançou um novo site para o Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI), além de quatro novos laboratórios de pesquisa.

De acordo com a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da UniCesumar, profa. Me. Ludhiana de Matos Garbugio, a Instituição compreende a importância de estimular a produção científica. “Para tanto, é indispensável a articulação de projetos tecnológicos e de inovação junto a diversos segmentos, como o poder público, a iniciativa privada, as instituições de ensino e as organizações da sociedade civil, nacionais ou internacionais”, explica.