Unicesumar - Nova marca

Reitor faz palestra para os calouros
Reitor Wilson Matos
  Notícia(s) Relacionada(s)
Como já é tradicional todo começo de ano, o reitor Wilson de Matos Silva reúne os calouros do Cesumar, em várias etapas, para falar sobre a vida estudantil na universidade. Essa série de palestras já está acontecendo e prossegue até a primeira semana de abril.

De acordo com o reitor, o estudante universitário precisa se converter ao conhecimento. “A sociedade brasileira, pela sua própria cultura, não é convertida ao conhecimento, diferente de outras nações onde a educação é a coisa mais importante. Basta vermos como os alunos procuram estudar só às vésperas de provas, o uso da ´cola` e o baixo nível de leitura dos estudantes.”

Junto aos calouros, o reitor quer despertar a consciência de que o estudo deve tomar-lhes muito mais tempo do que a simples presença em sala de aula ou a diversão. “Se a pessoa não se debruçar efetivamente sobre os livros, jamais vai ter uma formação adequada e a sua atuação profissional poderá estar comprometida”, disse ele.

O reitor também tem informado aos calouros sobre novos instrumentos que têm sido criados pela instituição com o intuito de reforçar a formação acadêmica. Entre eles está a inclusão de temas de conhecimentos gerais a partir do primeiro ano em todos os cursos e séries e o fim das apostilas já apregoado para todos os professores. Conforme explica o reitor: “estas propostas têm como objetivo levar o aluno a ler mais, a buscar mais informações atualizadas em jornais e revistas e aprofundar seus conhecimentos através dos livros”.

As palestras do reitor costumam acontecer no auditório Dona Etelvina nos horários da manhã e da noite e deverão atingir ao final do calendário os cerca de 3 mil calouros que ingressaram este ano na universidade.