Covid-19: UniCesumar produz máscaras de acetato para doar ao Hospital Municipal de Maringá

Ao todo, Instituição confeccionou 500 máscaras por meio de impressoras 3D, que serão usadas por profissionais da saúde

Seguindo as ações de enfrentamento e de apoio às instituições que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus, a UniCesumar produziu máscaras de acetato para doar aos profissionais da saúde do Hospital Municipal de Maringá. Ao todo, foram confeccionadas mais de 500 máscaras.

Criada em formato de escudo para encobrir o rosto e servir como uma barreira de proteção, a máscara de acetato é indicada para médicos e enfermeiros no atendimento aos pacientes. Especialistas orientam, no entanto, que os profissionais também usem a máscara cirúrgica.

Na UniCesumar, os equipamentos de proteção individual foram produzidos em impressoras 3D. O projeto, possível a partir da união entre a demanda de saúde e a inovação tecnológica, foi desenvolvido a partir de vídeos tutoriais gravados por internautas que têm o hobby de produzir itens em impressoras como essa.

Um dos voluntários que trabalhou na confecção das máscaras foi Maicon Douglas Leles da Silva, acadêmico da graduação em Engenharia de Controle e Automação e mestrando em Tecnologias Limpas da UniCesumar. Segundo ele, foram utilizados acrílico, acetato, elástico e papel EVA na produção.

“O processo de fabricação é composto pelo corte do acetato, seguido pelo corte do acrílico e a montagem dos kits que, após esterilizados, serão entregues aos profissionais da saúde”, explica Maicon.

Para o diretor de Relações Institucionais e responsável pelo Departamento de Responsabilidade Social da UniCesumar, Weslley Matos, o momento exige atenção para as necessidades do outro. “Empatia é um dos valores mais importantes, e a UniCesumar não deixa de assumir seu compromisso solidário. Além disso, estamos mostrando que é possível transformar conhecimento em ações que fazem a diferença na vida real. A produção e distribuição das máscaras de acetato é uma prova disso”, ressalta.

DOAÇÕES PARA A COMUNIDADE

Além dos EPIs em acetato, a UniCesumar também está confeccionando máscaras de tecido, que serão destinadas à comunidade externa, desde organizações não governamentais (ONGs) a pessoas em situação de rua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *