Unicesumar
Unicesumar
Unicesumar

Mestrado
Tecnologias Limpas Sustentabilidade Ambiental

Descubra mais

Tecnologias Limpas Sustentabilidade Ambiental

RECOMENDE:
Processo de Seleção para ingresso no ano de 2019
Inscrições: 01 de outubro a 09 de dezembro de 2018;
Prova escrita: 10 de dezembro de 2018 (das 19h30 às 22h30);
Entrevistas: 12 de dezembro de 2018;
Resultado final do processo de seleção: 15 de dezembro de 2018;
Matrícula: 17 a 19 de dezembro de 2018;
Início do semestre letivo: 07 de março de 2019.

2152_mestrado_tecnologiaslimpas_icones_220x200px-agrarias

2152_mestrado_tecnologiaslimpas_icones_220x200px-biologicas (1)

2152_mestrado_tecnologiaslimpas_icones_220x200px-exatas

2152_mestrado_tecnologiaslimpas_icones_220x200px_humanas

2152_mestrado_tecnologiaslimpas_icones_220x200px-sustenta

2152_mestrado_tecnologiaslimpas_icones_220x200px_por que

Processo Seletivo

Processo de Seleção para ingresso no ano de 2019
Edital (novo)
inscrição (novo)

 

Processo de Seleção para ingresso no ano de 2018 – Vagas Remanescentes II
Edital
Resultado
Processo Seletivo Interno de Bolsas 2018 – 2ª Chamada
Edital
Resultado
Processo Seletivo Interno de Bolsas 2018
Edital
Resultado

Processo de Seleção para ingresso no ano de 2018 – Vagas Remanescentes
Edital
Resultado
Processo de Seleção para ingresso no ano de 2018
Edital
Edital dos selecionados para entrevista
Resultado

Processo Seletivo Vagas Remanescentes 2017
Edital Nº 005/2017
Resultado
Processo Seletivo Interno de Bolsas/Taxas PROSUP/Capes 2017
Edital
Resultado
Processo Seletivo Mestrado 2017 – Vagas Remanescentes
Edital Processo Seletivo de Vagas Remanescentes
Resultado
Processo Seletivo Mestrado 2017
Resultado
Edital dos selecionados para entrevista
Edital
Processo Seletivo para a Bolsa do Programa Nacional do Pós-Doutorado – PNPD/CAPES 2016
Edital 006/2016 – PNPD
Anexo I – Formulário de Inscrição
Anexo II – Modelo de Currículo – Candidatos estrangeiros
Anexo III – Área de Concentração e Linha de Pesquisa
Edital e Resultado e Entrevista- Pós-Doutorado
EDITAL Nº 008/2016 – Resultado Final do Processo Seletivo para BolsA – Programa Nacional do Pós-doutorado CAPES – do Edital Nº 006/2016 -PPGTL
Processo Seletivo Interno de Bolsas e Taxas 2016
Edital
Retificação do Edital
Resultado Final
Processo Seletivo Mestrado 2016 – Vagas Remanescentes
Edital
Resultado
Processo Seletivo Mestrado 2016
Edital de retificação Nº 014/2015
Edital
Edital de Resultado Final PPGTL 2016
Processo seletivo de concessão de taxas Prosup/Capes do
Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas – Unicesumar / 2015
Resultado
Processo seletivo para ingresso no segundo semestre de 2015
Edital
Resultado
Processo Seletivo para a Bolsa do Programa Nacional do Pós-Doutorado CAPES 2015
Ficha de cadastro de candidatos
Foreign Researcher Curriculum Vitae(Pesquisador estrangeiro Curriculum Vitae)
Linhas de pesquisas
Edital nº 007/2015-MTL
Entrevista
Resultado
EDITAL Nº 006/2015 – SELEÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES
Edital
Processo Seletivo Interno de Bolsas e taxas PROSUP/CAPES – 2015
EDITAL – Nº 005/2015 – Resultado
EDITAL Nº 004/2015 – SELEÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES
Edital
PROCESSO SELETIVO 2015 – VAGAS REMANESCENTES
Edital
Convocação para entrevista
Resultado
PROCESSO SELETIVO 2015
Retificação do Edital Seleção 2015
Edital Seleção 2015
EDITAIS PROSUP/CAPES
Edital 006/2014 – Resultado final do processo seletivo interno de bolsas e taxas PROSUP/CAPES
Edital do Processo Seletivo Interno de Bolsas e Taxas PROSUP/CAPES
EDITAIS DO PROCESSO SELETIVO
Resultado final do processo seletivo de vagas remanescentes para ingresso no programa de pós-graduação em tecnologias limpas – Unicesumar 2014
Retificação – Edital de Seleção de Vagas Remanescentes 2014
Edital de Seleção de Vagas Remanescentes 2014
Edital de Resultado Final
Retificação Edital 001/2013
Edital 001/2013

Sobre o Curso

2466_mestrado_selomestradoEm um mundo cada vez mais competitivo e globalizado a preocupação com o meio ambiente, tanto urbano como rural, é imprescindível para uma atuação eficiente visando atingir a tríade de sustentabilidade.

Na busca de uma sustentabilidade duradoura, os aspectos ambientais, econômicos e sociais devem ser atendidos de forma adequada, caso contrário, não há processo de crescimento ou transformação que seja sustentável. Na área urbana, o consumo de recursos para as atividades humanas, gera resíduos que devem ser adequadamente tratados, por redução no consumo, reuso ou reciclagem. A cadeia da construção civil é um ótimo exemplo de fonte geradora de material de descarte, e este precisa e deve ser tratado, processado e destinado corretamente para minimizar impactos ambientais, econômicos e sociais.

Os recursos hídricos, imprescindíveis para a sobrevivência e atividade humana, também merecem especial atenção, para que possam ser preservados visando o atendimento à população no longo prazo, tanto em quantidade como em qualidade. Para que isso seja alcançado são necessárias ações técnicas e proativas não só no tratamento e consumo dos recursos hídricos, como também no pós-consumo.

No que diz respeito ao agronegócio, a sustentabilidade é um tema marcante, tanto no meio rural da agropecuária como no ramo de atividade das agroindústrias. Os resíduos gerados por essa cadeia merece tanta atenção quanto os gerados no meio urbano relatado acima. Esses resíduos podem ter diferentes destinos, desde o reaproveitamento como alimentos alternativos na criação animal tecnificada, assim como substrato para o tratamento de dejetos, compostagem visando à produção de adubo orgânico e até mesmo na geração de energia termelétrica, como é o caso da produção de biogás a partir de dejetos animais e resíduos vegetais e transformação do bagaço residual da moagem da cana em fonte de energia de caldeiras e geradores.

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas (PPGTL) do Centro Universitário de Maringá – UNICESUMAR é um programa, em nível de mestrado, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Este programa vem reafirmar a preocupação da instituição na pesquisa e pós-graduação em Tecnologias Limpas, da área básica de Ciências Ambientais e cunho interdisciplinar.

A proposição do PPGTL desenvolve-se estimulada pelas necessidades do contexto regional, o qual exige uma nova maneira de entender a configuração e o desenho da interconectividade entre os sistemas sociais e ecológicos.Os problemas de ordem social, econômica e ambiental justificam a criação de um programa interdisciplinar em Tecnologias Limpas, pois entendemos que a interdisciplinaridade, em consonância com a área de Ciências Ambientais, coloca o desafio de fundir campos de pesquisa, transferir métodos, produzir novos conhecimentos e formar profissionais diferenciados, aptos a lidar com a complexidade dos problemas da atualidade.

Fundamentado em suas linhas de pesquisa, busca promover, de forma interdisciplinar, o ensino, a pesquisa e a extensão visando à sustentabilidade ambiental, econômica e social.


capes-horizontal
capes-periodicos

Apresentação

Apresentação em Espanhol Apresentação em Francês Apresentação em Inglês

 

Em um mundo cada vez mais competitivo e globalizado a preocupação com o meio ambiente, tanto urbano como rural, é imprescindível para uma atuação eficiente visando atingir a tríade de sustentabilidade. Na busca de uma sustentabilidade duradoura, os aspectos ambientais, econômicos e sociais devem ser atendidos de forma adequada, caso contrário, não há processo de crescimento ou transformação que seja sustentável. Na área urbana, o consumo de recursos para as atividades humanas, gera resíduos que devem ser adequadamente tratados, por redução no consumo, reuso ou reciclagem. A cadeia da construção civil é um ótimo exemplo de fonte geradora de material de descarte, e este precisa e deve ser tratado, processado e destinado corretamente para minimizar impactos ambientais, econômicos e sociais.

Os recursos hídricos, imprescindíveis para a sobrevivência e atividade humana, também merecem especial atenção, para que possam ser preservados visando o atendimento à população no longo prazo, tanto em quantidade como em qualidade. Para que isso seja alcançado são necessárias ações técnicas e proativas não só no tratamento e consumo dos recursos hídricos, como também no pós-consumo.

No que diz respeito ao agronegócio, a sustentabilidade é um tema marcante, tanto no meio rural da agropecuária como no ramo de atividade das agroindústrias. Os resíduos gerados por essa cadeia merece tanta atenção quanto aos gerados no meio urbano relatado acima. Esses resíduos podem ter diferentes destinos, desde o reaproveitamento como alimentos alternativos na criação animal tecnificada, assim como substrato para o tratamento de dejetos, compostagem visando à produção de adubo orgânico e até mesmo na geração de energia termelétrica, como é o caso da produção de biogás a partir de dejetos animais e resíduos vegetais e transformação do bagaço residual da moagem da cana em fonte de energia de caldeiras e geradores.

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas (PPGTL) do Centro Universitário de Maringá – UNICESUMAR é um programa em nível de mestrado reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Este programa vem reafirmar a preocupação da instituição na pesquisa e pós-graduação em Tecnologias Limpas, da área básica de Ciências Ambientais e cunho interdisciplinar.

A proposição do PPGTL visa estimulada pelas necessidades do contexto regional o qual exige uma nova maneira de entender a configuração e o desenho da interconectividade entre os sistemas sociais e ecológicos. Os problemas de ordem social, econômica e ambiental justificam a criação de um programa interdisciplinar em Tecnologias Limpas, pois entendemos que a interdisciplinaridade, em consonância com a área de Ciências Ambientais, coloca o desafio de fundir campos de pesquisa, transferir métodos, produzir novos conhecimentos e formar profissionais diferenciados, aptos a lidar com a complexidade dos problemas da atualidade.

Fundamentado em suas linhas de pesquisa, busca promover, de forma interdisciplinar, o ensino, a pesquisa e a extensão visando a sustentabilidade ambiental, econômica e social.

Histórico

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas (PPGTL) foi reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) através da Portaria do Ministério da Educação nº 526, de 17 de junho de 2014. Neste ano, ocorreu o início das atividades da primeira turma de mestrado.

O PPGTL integra a estrutura de ensino e pesquisa da Unicesumar, uma moderna Instituição de Ensino Superior, localizada em Maringá, cidade de aproximadamente 400.000 habitantes do norte paranaense.

Com mais de duas décadas de existência, a IES tornou-se uma das maiores instituições de ensino privadas do Paraná, com a oferta de mais de 40 cursos de graduação, 59 cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e 4 mestrados, possibilitando o acesso à educação superior a aproximadamente 100.000 alunos no ensino presencial e a distância.

Nos indicadores de qualidade das instituições de educação superior divulgados em 2013 pelo MEC, a Unicesumar teve excelentes conceitos nos cursos que prestaram o ENADE em 2012, obtendo pelo 3º ano consecutivo o conceito 4, ficando entre 6% das melhores instituições do país e mantendo-se ao lado das principais instituições públicas do Paraná, como UEM, UEL, UEPG, UNIOESTE e UFPR.

Parcela significativa dos financiamentos à pesquisa nos mestrados tem sido concedida pelo ICETI – Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação, através da Diretoria de Pesquisa, órgão vinculado à Reitoria e responsável pelo estabelecimento, implementação e gestão das políticas e atividades relativas à pesquisa. Dentre os incentivos concedidos destacam-se:

  • incentivo à formação de grupos de pesquisas;
  • criação, manutenção e dinamização de ações sistemáticas para o estímulo ao desenvolvimento da pesquisa pelos professores, acadêmicos e técnicos, por meio de palestras, seminários, workshops, reuniões e outros eventos;
  • captação de recursos para o desenvolvimento de atividades de pesquisa;
  • concessão de auxílio financeiro para o desenvolvimento de projetos institucionais;
  • concessão de bolsas de iniciação científica;
  • realização de simpósios, encontros, workshops e demais eventos destinados ao debate de temas científicos;
  • qualificação de docentes e técnicos por meio de cursos de atualização, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Matriz Curricular

Matriz Curricular

Disciplinas Obrigatórias Comuns c/h Créditos Professor(a) Dr.(a) Ementas
Tecnologias Limpas 45 3 Luciana C. S. Herek Rezende
Natália Ueda Yamaguchi
Ementa
Metodologia da pesquisa interdisciplinar 45 3 Isabele Picada Emanuelli
José Eduardo Gonçalves
Maria de L. A. Perez Lizama
Ementa
Sociedade e ecologia 45 3 Luiz Felipe M. Velho
Rute Grossi Milani
Tânia Maria G. da Silva
Ementa
Atividades Complementares Obrigatórias c/h Créditos Professor(a) Dr.(a) Ementas
Seminários avançados:
temáticas socioambientais regionais
45 3 Docentes do programa Ementa
Atividades interdisciplinares 30 0 Docentes do programa Ementa
Projeto de Dissertação de Mestrado (PDM) 0 0
Proficiência em língua estrangeira* 0 0
Orientação de dissertação de mestrado 180 6 Orientação – Docente do programa
Disciplinas da Linha de Ecoeficiência Urbana c/h Créditos Professor(a) Dr.(a) Ementas
Espaço urbano e sustentabilidade 45 3 Luciana C. S. Herek Rezende
Luiz Felipe M. Velho
Nazem Nascimento
Ementa
Comportamento e consumo ecorresponsável 45 3 Rute Grossi Milani
Tânia Maria G. da Silva
Gilberto Cezar Pavanelli
Ementa
Estudos sobre água 45 3 Luiz Felipe M. Velho
Maria de L. A. P. Lizama
José Eduardo Gonçalves
Ementa
Resíduos sólidos 45 3 Ednéia Ap. Souza Paccola
Isabele Picada Emanuelli
Ementa
Disciplinas
da Linha de Agroindústria
e Agropecuária Sustentavel
c/h Créditos Professor(a) Dr.(a) Ementas
Processos de produção
da agroindústria sucroalcooleira
45 3 Francielli Gasparotto
Natália Ueda Yamaguchi
Ementa
Energias renováveis e gestão
de resíduos da agroindústria
e da agropecuária
45 3 Edison Schmidt Filho
Márcia Aparecida Andreazzi
Ementa
Cadeia produtiva da agroindústria
e agropecuária ecorresponsável
45 3 Fábio Luiz Bim Cavalieri
Francielli Gasparotto
Isabele Picada Emanuelli
Ementa
Produção e reprodução animal 45 3 Fábio Luiz Bim Cavalieri
Márcia Aparecida Andreazzi
Ementa
Disciplinas Eletivas c/h Créditos Professor(a) Dr.(a) Ementas
Tratamento de efluentes industriais 30 2 Luciana C. S. Herek Rezende
Natália Ueda Yamaguchi
Ementa
Métodos químicos aplicados
à análise ambiental
30 2 José Eduardo Gonçalves Ementa
Microbiologia ambiental 30 2 Ednéia Aparecida de Souza Paccola
Francielli Gasparotto
Ementa
Monitoramento e avaliação
de impacto ambiental
30 2 Edison Schmidt Filho Ementa
Metodologia do ensino superior
Obrigatória para os Bolsistas
PROSUP/CAPES
30 2 Docentes do programa Ementa

* De acordo com o Artigo 13 do Regimento da Pós-Graduação Stricto Sensu UNICESUMAR, é obrigatória a proficiência em língua estrangeira moderna para todos os alunos matriculados no Programa de Pós-Graduação em nível de Mestrado Acadêmico. Conforme Regimento e Regulamento do PPGTL, o programa pode acatar para o exame de proficiência uma das seguintes línguas estrangeiras: espanhol, inglês, francês, alemão ou italiano.

Área de Concentração

 Área Básica: Ciências Ambientais

A área de Ciência Ambientais, criada pela CAPES em 2011, surgiu em função da necessidade de pesquisas que visem estudar a complexidade dos problemas ambientais. O Documento de Área – CIÊNCIAS AMBIENTAIS/ 2013 (CAPES) afirma que estudos sobre a natureza complexa da problemática ambiental devem envolver disciplinas de ciências diferentes, visando transpor desafios teóricos e metodológicos desta área. Este mesmo documento ressalta que as Ciências Ambientais vincula-se a temas como água, energia, segurança alimentar, agricultura, dentre outros.

 

Área de concentração: Tecnologias Limpas

Seguindo as temáticas da área básica de Ciências Ambientais, o Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas/ Unicesumar, foi concebido e organizado em uma área de concentração denominada “Tecnologias Limpas”, que tem como objetivo principal buscar alternativas científicas e tecnológicas que contribuam para a transformação social e ambiental da região em direção ao desenvolvimento sustentável.

Linhas de Pesquisa

Ecoeficiência Urbana

Sustenta-se em investigações em prol da otimização dos ciclos de produção da cidade, recortados pelo entendimento das transformações sociais viáveis, em direção ao desenvolvimento sustentável e à garantia da qualidade de vida das gerações futuras. Para o delineamento das investigações, nesta linha de pesquisa, foram organizados dois projetos guarda-chuva. Esses dois projetos se articulam tendo como foco o espaço urbano, a fim de buscar estratégias para o tratamento, o uso e a destinação dos recursos hídricos, visando um gerenciamento mais eficiente das bacias hidrográficas e o outro para aprimorar o tratamento e a destinação dos resíduos sólidos das atividades socioeconômicas da cidade.

 


 

Agroindústria e Agropecuária Sustentável

Organiza suas investigações para buscar a melhoria dos processos de produção da agroindústria e da agropecuária visando um melhor equilíbrio quanti-qualitativo das interações (sociais, produtivas, econômicas e ambientais) que se produzem no campo. Esta linha de pesquisa organizou seu foco de atuação em dois projetos guarda-chuva. Estes se voltam para as atividades industriais, agrícola e agropecuária da região.

 


Projetos de Pesquisa

Grupos de Pesquisa

GRUPOS DE PESQUISA – PPGTL LÍDER PARTICIPANTES DOCENTES
Ecoeficiência Urbana – PPGTL – CESUMAR Drª. Edneia Aparecida de Souza Paccola Dr. Jose Eduardo Gonçalves
Drª. Luciana Cristina Soto Herek Rezende
Dr. Luiz Felipe Machado Velho
Drª. Maria de Los Angeles Perez Lizama
Drª. Natalia Ueda Yamaguchi
Drª. Rute Grossi Milani
Drª. Tania Maria Gomes da Silva
Ecologia Agroindustrial – CESUMAR Drª. Márcia Aparecida Andreazzi Dr. Edison Schmidt Filho
Dr. Fábio Luiz Bim Cavalieri
Drª. Francielli Gasparotto
Drª. Luciana Cristina Soto Herek Rezende
Drª. Isabele Picada Emanueli
Drª. Rute Grossi Milani
Análises Química, Físico-Química e Biológica de Substâncias Líquidas ou Sólidas de Produtos Naturais, Sintéticos ou Biotransformados – CESUMAR Dr. Jose Eduardo Gonçalves Drª. Maria de Los Angeles Perez Lizama
Drª. Natalia Ueda Yamaguchi
Tratamento, purificação e monitoramento de águas de abastecimento – CESUMAR Drª. Natália Ueda Yamaguchi Drª. Edneia Aparecida de Souza Paccola
Drª. Luciana Cristina Soto Herek Rezende Cleiltan Novais

Corpo Docente

Coordenadora do Programa
MÁRCIA APARECIDA ANDREAZZI
marcia.andreazzi@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
Pós-doutorado em Produção Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG

 

 

Corpo Docente

 

EDISON SCHMIDT FILHO
edison.schmidt@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
Doutor em Agronomia – Produção Vegetal pela Universidade Federal do Paraná

 

EDNÉIA APARECIDA DE SOUZA PACCOLA
edneia.paccola@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
Doutora em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina

 

FÁBIO LUIZ BIM CAVALIERI
fabio.cavalieri@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
Doutor em Zootecnia – Produção Animal pela Universidade Estadual de Maringá

 

FRANCIELLI GASPAROTTO
francielli.gasparotto@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
Doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá

 

ISABELE PICADA EMANUELLI
isabele.emanuelli@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
Doutora em Ciências Biológicas
Farmacologia da Reprodução pela Universidade Estadual Paulista

 

jose-eduardo
JOSÉ EDUARDO GONÇALVES
jose.goncalves@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
Doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas

 

LUCIANA CRISTINA SOTO HEREK REZENDE
luciana.rezende@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá

 

LUIZ FELIPE MACHADO VELHO
luiz.velho@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
Pós-doutorado em Ecologia de Ecossistemas pela University de Illinois/Springfield.

 

MÁRCIA APARECIDA ANDREAZZI
marcia.andreazzi@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
Pós-doutorado em Produção Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG

 

MARIA DE LOS ANGELES PEREZ LIZAMA
maria.lizama@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
Doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá

 

NATÁLIA UEDA YAMAGUCHI
natalia.yamaguchi@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
Doutora em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá e Université Laval (Québec, Canadá)

 

RUTE GROSSI MILANI
rute.milani@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
Doutora em Medicina – Área Saúde Mental pela Universidade de São Paulo

 

TANIA MARIA GOMES DA SILVA
tania.gomes@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
Doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná.

Corpo Discente

Discentes 2018 – Turma 2
Nome Curriculo Lattes
Fernando Zilli Gomiero Curriculo Lattes
Marcia Shoji Curriculo Lattes
Lucian Pinheiro da Silva Curriculo Lattes
Discentes 2018 – Turma 1
Nome Curriculo Lattes
ADRIANO PEREIRA CARDOSO Curriculo Lattes
ADRIANO ROGÉRIO MENDES Curriculo Lattes
ALINE YUKIE MINASSE WATANABE Curriculo Lattes
ANA CAROLINA DIAS DE ALBUQUERQUE Curriculo Lattes
ANDRESSA JENIFER RUBIO Curriculo Lattes
BEATRIZ UEDA YAMAGUCHI Curriculo Lattes
CAIO FRANCO DE ARAUJO ALMEIDA CAMPOS Curriculo Lattes
DYORGENES MATHAUS PEROSSO MESSIAS Curriculo Lattes
GUSTAVO BOVETO MASQUETTO Curriculo Lattes
HUGO EIJI IMAI Curriculo Lattes
MARCO AURELIO KNOPIK Curriculo Lattes
MARCOS ANTONIO VALENCIO Curriculo Lattes
MARIA FERNANDA ZAMAI Curriculo Lattes
MARIANA LUÍSA CHIEZI DE OLIVEIRA Curriculo Lattes
PLÍNIO DE ANDRADE VIEIRA Curriculo Lattes
Discentes 2017
Nome Curriculo Lattes
ANA CAROLINA FANHANI DE ARRUDA BOTELHO Curriculo Lattes
ANA PAULA DA SILVA SIQUEIRA Curriculo Lattes
ANGÉLICA RUIZ NOGUEIRA DA SILVA Curriculo Lattes
ARNALDO ALBERTO DE MORAES FILHO Curriculo Lattes
DANIELI APARECIDA BOBBO MORESKI Curriculo Lattes
FABIO MARCELO DE QUEIROZ Curriculo Lattes
GILSEMARA DOS SANTOS CAGNI Curriculo Lattes
JEAN CARLOS ARAUJO SOUSA Curriculo Lattes
MARLA CORSO Curriculo Lattes
PAULO HENRIQUE FRANZÃO SILVA Curriculo Lattes
XISTO ROQUE PAZIAN NETTO Curriculo Lattes
YUTAKA MARIO KOBAYASHI JÚNIOR Curriculo Lattes
Discentes 2016
Nome Curriculo Lattes
Bruna Mayara de Lima Cibotto Curriculo Lattes
Carlos Alberto Cury Harfuch Curriculo Lattes
Eduardo Chierrito de Arruda Curriculo Lattes
Julio Cesar Maciel Santos Curriculo Lattes
Natália Crhistina da Silva Matos Curriculo Lattes
Newton Cesar Feltrim Aquotti Curriculo Lattes
Alessandra de Castro Silva Pedrangelo Curriculo Lattes
Marcelo Teixeira da Silva Curriculo Lattes
Lidiane Santos Nakaie Curriculo Lattes
Pamella Olivia Felisberto Curriculo Lattes
Pedro Henrique Baeza Burali Curriculo Lattes
Priscilla Kohiyama de Mattos Silva Curriculo Lattes
Discentes 2015 – Turma 2
Nome Curriculo Lattes
Fabíola Morandi Mattei Curriculo Lattes
João Carlos Gonçalves Curriculo Lattes
Milene Harumi Tomoike Curriculo Lattes
Murilo Cezar Cucolo Curriculo Lattes
Paulo Sérgio da Silva Curriculo Lattes
Rafaella Eloisa Candido de Azevedo Curriculo Lattes
Discentes 2015 – Turma 1
Nome Curriculo Lattes
Adriano Rogério Mendes Curriculo Lattes
Aparecida de Fátima Cracco Rodrigues Curriculo Lattes
Cristina Maria Tavares Pereira Curriculo Lattes
Daniela Fogaça Loeblein Curriculo Lattes
Jean Paulo Silva Natal Curriculo Lattes
Queila Turchetto Curriculo Lattes
Reginaldo Aparecido Verri Curriculo Lattes
Sílvio Alexandre dos Santos Curriculo Lattes
Wanderlei de Souza Curriculo Lattes
Wellington Francisco Bescorovaine Curriculo Lattes
Discentes 2014 – Turma 2
Nome Curriculo Lattes
Antonio Hugo Bezerra Colombo Curriculo Lattes
Claudio de Souza Rodrigues Curriculo Lattes
Roberta Mertz Rodrigues Curriculo Lattes
Thais de Oliveira Iácono Ramari Curriculo Lattes
Discentes 2014 – Turma 1
Nome Curriculo Lattes
Felipe Ferreira Cossich Curriculo Lattes
Lieverthon Bianchi Gualda de Souza Curriculo Lattes
Marco Aurelio Diniz Maciel Curriculo Lattes

Produção Científica do Programa

Revista do Programa

A Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, a partir de 2015, vinculou-se ao Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas (PPGTL), da UNICESUMAR, com o intuito de promover a interdisciplinaridade das linhas já existentes com pertinente e atual temática da sustentabilidade ambiental, econômica e social.


Livros do Programa

Alunos Não-regulares

Segundo o Regimento da Pós-Graduação Stricto Sensu da UNICESUMAR: A aceitação de alunos não regulares será condicionada ao parecer do(a) coordenador(a) do PPG, que deverá enviá-lo ao colegiado do PPG para homologação.

Os alunos não regulares poderão cursar até 1/3 (um terço) dos créditos em disciplinas referentes ao PPG.

Os créditos cursados como alunos não regulares terão validades de dois anos a partir da sua conclusão.

Bolsas

CAPES/PROSUP

Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares.

Tem por objetivo apoiar a pós-graduação stricto sensu – mestrado e doutorado – das Instituições de Ensino Superior Particulares, com cursos avaliados pela CAPES, com notas iguais ou superiores a 3, contribuindo para a manutenção de padrões de excelência adequados à formação dos recursos humanos de alto nível imprescindíveis ao desenvolvimento do país.

O PROSUP apoia as Instituições Particulares com recursos financeiros destinados ao custeio de bolsas de estudo, nas seguintes modalidades:

  • Modalidade I: bolsa manutenção + taxa escolar (mensalidade do curso).
  • Modalidade II: taxa escolar (mensalidade do curso)

Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP)

Cooperação Internacional

No plano internacional, a UNICESUMAR estabeleceu convênios amplos, de cooperação e mobilidade recíprocas, com universidades estrangeiras. Esses intercâmbios internacionais contribuem para a capacitação dos professores e mestrandos preparando-os para formar e atuar no mercado de trabalho.

 

Convênios Internacionais

  • College of Charleston (EUA)
  • Gordon College (EUA)
  • Griffith College (Irlanda)
  • ISEP (Portugal)
  • ITESM (México)
  • Missouri State University (EUA)
  • Universidad Andres Bello (Chile)
  • University of Illinois (EUA)
  • Universidade do Porto (Portugal)
  • Universidade Laval em Quebec (Canadá)
  • University of Bridgeport (EUA)
  • University of Missouri (EUA)

Infraestrutura e acessibilidade

O PPGTL está situado em pavimento térreo, dotado de rampas de acesso e com banheiros adaptados. A infraestrutura atual atende plenamente as necessidades do Programa, no que tange a acessibilidade, consoante Nota Técnica nº 385/2013 da Coordenação-Geral de Legislação e Normas de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC.

O PPGTL possui salas para os professores, uma sala específica para reuniões do Colegiado do Curso e, ainda, uma sala para a coordenação, uma sala para o funcionamento da secretaria do Programa e atendimento aos mestrandos relativos às questões de ordem administrativa.

A Unicesumar apresenta excelente infraestrutura para o desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa, assim como para eventos. Para a realização dos eventos a Instituição conta com quatro auditórios localizados: no Bloco 1 (capacidade para 100 pessoas), Bloco 6 (capacidade para 280 pessoas), Bloco 6/Odontologia (capacidade para 70 pessoas) e Bloco 7 (capacidade para 420 pessoas).

O campus da Instituição possui ainda: restaurantes, farmácia, Salão de beleza, hotel-escola, livraria, empresa de turismo, agência bancária e terminais de autoatendimento e amplos estacionamentos.

A Unicesumar entende a importância e a necessidade de se investir em projetos culturais, tornando-se assim agente promotor de educação para a sociedade. Para tanto, mantem, no campus, o Museu, a Orquestra Filarmônica, o Coral, o Quinteto de Metais e o Quarteto de Cordas.

A TV e a Rádio UNIVERSITÁRIA FM são emissoras educativas que tem como compromisso a veiculação de programas de estímulo ao desenvolvimento da cultura, da arte e da cidadania, voltados principalmente às questões regionais.

A Unicesumar possui 25 (vinte e cinco) laboratórios de informática, distribuído em vários blocos, e destinados ao uso exclusivo de professores e alunos com acesso internet e softwares acadêmicos. Cada laboratório possui em média 35 (trinta e cinco) computadores com acesso á internet.

Além disto, os alunos de mestrado também possuem uma sala reservada na biblioteca, destinada à pesquisa, leitura, debates acadêmicos. A sala possui estações de trabalho e 4 (quatro) computadores fixos conectados à internet, disponíveis para pesquisa e digitação de trabalhos acadêmicos, além de cabos de redes e acesso à rede wi-fi para conexão de computadores particulares.

Distante 10 km do centro de Maringá, a Fazenda Escola Unicesumar abriga o Centro de Biotecnologia em Reprodução Animal – BIOTEC. A missão é proporcionar um ensino inovador e de qualidade, articulado com a pesquisa, extensão e prestação de serviços em diversos cursos. Com uma área de 146 alqueires, sendo 60 alqueires em pastagens (para a criação de bovinos, equinos e pequenos ruminantes;) e 26 alqueires para agricultura (para o cultivo de soja, milho, trigo, sorgo, frutas, entre outros) e 60 alqueires em mata nativa. O Biotec é um laboratório que se destina a pesquisas na área de reprodução animal, com animais de produção como bovinos e equinos. Além de salas de aula, possui ainda, estrutura administrativa com sala de professores, secretaria, escritório, vestiário, farmácia e almoxarifado.

 

Investimento

Mensalidade: 30 parcelas de R$ 2.210,00(*)

(*) Reajustadas a cada doze meses. Desconto de 10% para pagamento até o dia 10 de cada mês (dia do vencimento). Valor líquido da mensalidade R$ 1.989,00.

Após o vencimento, será cobrado o valor integral, sem descontos.

Para os ingressantes em 2019 – será concedido o desconto de 20%, condicionados ao pagamento até o dia 10 de cada mês(dia do vencimento), portanto, cumulativo ao desconto de 10% de pontualidade. Valor líquido da mensalidade R$ 1.591,20.

Localização

Av. Guedner, 1610, Jardim Aclimação, Maringá-PR

Contato

SECRETARIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS LIMPAS
Térreo do Bloco 07 – Av. Guedner, n. 1610 – Jardim Aclimação – CEP 87.050-390 – Maringá – Paraná

Endereço Eletrônico
ppgtl@unicesumar.edu.br

Telefone
(44) 3027-636, ramais: 2153, 1178 e 1475

Horário de atendimento:
8h às 19h30 de segunda a sexta-feira

 

PROF. DR. DURVAL CORREA MEIRELLES
Diretor da Pós-Graduação Stricto Sensu

 

PROFª. MSC. LUDHIANA ETHEL KENDRICK SILVA
Diretora de Pesquisa

 

PROFª. DRª. MÁRCIA APARECIDA ANDREAZZI 
Coordenadora do Programa

 

MARIA SUELI DE SOUZA RUFINE 
Secretária Acadêmica dos Mestrados

 

MARCIA CRISTINA DA SILVA DE ALMEIDA
Secretária do Programa