Unicesumar - Nova marca

- Sistemas
  
07/01/2014
Projeto apoiado pela Unicesumar realiza a maior soltura de tartarugas à natureza
Assessoria de Imprensa Unicesumar
 
Projeto apoiado pela Unicesumar realiza a maior soltura de tartarugas à natureza
O projeto recebe apoio financeiro da Unicesumar desde 2010 para manutenção das espécies de quelônios e aves
  Notícia(s) Relacionada(s)
Recentemente, o projeto de preservação de tartarugas na Reserva Ecovale devolveu cerca de 2 milhões de filhotes de tartaruga aos rios do Vale do Guaporé, no Estado de Rondônia. A iniciativa foi registrada pelo RankBrasil como a maior soltura de filhotes de tartarugas à natureza. O projeto recebe apoio financeiro da Unicesumar desde 2010 para manutenção das espécies de quelônios e aves.

Em 2013, mais de 25 mil tartarugas desovaram em torno de 80 ovos nos mais de 20 mil ninhos espalhados nas areias de praias do Vale Guaporé. Os ovos são vigiados por grupos de ribeirinhos que depois auxiliam os filhotes de tartaruga a saírem dos ninhos em direção aos rios.

Pesquisadores apontam que a cada mil tartarugas repostas na natureza, apenas uma sobrevive. Com o projeto, de cada mil, entre 100 e 150 sobrevivem. Para o presidente da mantenedora da Unicesumar, Claudio Ferdinandi, a preservação da espécie e a soltura dos filhotes ao meio ambiente é um "momento muito importante e que serve para que as gerações reflitam sobre a necessidade de se fazer tudo para preservar a natureza".

Além do apoio mensal que a Unicesumar oferece ao projeto, também foi estabelecido um convênio que garante o desenvolvimento de futuros trabalhos científicos de alunos de cursos como Ciências Biológicas e Biomedicina. As pesquisas devem ser relacionadas à preservação ambiental da região do Vale do Guaporé.


Ecovale

A ONG Ecovale existe há 16 anos e desenvolve atividades com fins de conservar a fauna, especificamente tartarugas e aves ameaçadas de extinção. Toda a mão-de-obra do projeto é composta pelos moradores ribeirinhos, que são treinados para a preservação desses animais.