Unicesumar - Nova marca

- Sistemas
  
03/06/2014
Figurinista de novelas faz palestra na Semana de Moda da Unicesumar
Especialista afirma que o mercado de criação de figurinos cênicos está carente de mão-de-obra qualificada
 
Figurinista de novelas faz palestra na Semana de Moda da Unicesumar
Premiado por criações para a TV e cinema, Severo Luzardo falou sobre o leque de oportunidades existente no campo da moda
  Notícia(s) Relacionada(s)
A Semana de Moda da Unicesumar recebeu ontem (3) o figurinista de novelas e minisséries da Rede Globo, Severo Luzardo Filho, que fez a palestra de abertura do evento. Formado em Moda, Arquitetura e pós-graduado em figurino e carnaval, Luzardo falou aos participantes sobre novas possibilidades de mercado.

De acordo com o especialista, que já recebeu mais de 50 prêmios da emissora onde trabalha e de produções internacionais de cinema, o mercado de moda não está apenas na criação de grifes. "Existe um leque enorme para ser explorado", disse ele.

O objetivo do palestrante, que assinou no ano passado o figurino da novela Flor do Caribe, foi mostrar aos estudantes de moda novos horizontes de atuação, apresentando como exemplo a sua própria história e dando dicas de rumos que podem ser seguidos.

Luzardo afirmou que o mercado de criação de figurinos está carente de mão-de-obra. "Nós que trabalhamos como designers em televisão e cinema, sentimos falta de pessoas qualificadas e é das faculdades de moda que podem sair esses profissionais", afirmou.

"Minha tentativa ao falar para estudantes e novos profissionais de moda é tentar tocar os corações e mostrar uma nova perspectiva de mercado de trabalho", completou o palestrante, que também ministra workshop sobre criação de figurinos durante toda esta semana na instituição.

Segundo o expert figurinista, as oportunidades para este tipo de trabalho não estão apenas nos grandes centros. "Toda cidade tem uma produção audiovisual, talvez não se perceba, mas existe. Temos, por exemplo, os políticos que disputam eleições e precisam de alguém que cuide da imagem visual deles. Temos o público que faz televisão. Alguém tem de cuidar do figurino audiovisual dessas pessoas, e os profissionais de moda, naturalmente, podem fazer isso muito bem, é só ter a noção de um novo mercado de trabalho", concluiu Severo Luzardo Filho.

A Semana de Moda da Unicesumar prossegue até quinta-feira, dia 5, com palestras ministradas por especialistas de moda e empresários da região. Falarão no evento, nesta terça e quarta-feira, os consultores de moda do Senai, Sabrina Levington e Adilson Jenck e na quinta-feira, os empresários Ivone Nani  e Fábio Ferreira, proprietários das marcas Emma Fiorezzi e Bainha com Arame, respectivamente. As palestras acontecem a partir das 19h, no auditório Dona Etelvina (bloco 7).