Unicesumar - Nova marca

- Sistemas

16/06/2014
Unicesumar homenageia professores da educação básica
Homenagem é parte de um programa iniciado em 2013 que trabalha pela melhoria da educação em trinta municípios

Unicesumar homenageia professores da educação básica
Homenagem contemplou professores com boa avaliação
  Notícia(s) Relacionada(s)
Vinte professores da educação básica foram homenageados e receberam bolsa de pós-graduação da Unicesumar nesta segunda-feira. Trata-se de professores cujas turmas da 5ª série tiveram o melhor desempenho em avaliação de português e matemática aplicada no final do ano passado pelo programa "Excelência na Educação Básica", desenvolvido desde 2103 pela instituição.

Semelhante à Prova Brasil, a instituição aplicou a avaliação em 293 turmas de 124 escolas, atingido 6.726 alunos de trinta municípios. A nota média obtida foi de 4,3, mas várias escolas atingiram média acima de 6,5. Os professores destas turmas foram convidados a vir à instituição para receber a homenagem e contar suas experiências em sala de aula.

O programa "Excelência na Educação Básica" é ligado ao Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações, dentro da linha de pesquisa em educação, e se trata de uma tentativa da Unicesumar de ajudar as escolas da região da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense) a melhorar seus níveis de qualidade.

Para o reitor Wilson de Matos Silva, o esforço conjunto da escola e sociedade é fundamental. "A educação não é um trabalho qualquer. Nós formamos pessoas e é um papel de grande responsabilidade. Quando a escola deixa de ser prazerosa, há um desestímulo e desistência dos alunos. Creio que é possível fazer diferente do que está posto, por isso investimos nesse trabalho e convidamos vocês a serem os protagonistas da mudança", disse aos professores homenageados.

O próximo passo, segundo informou o coordenador do Programa, professor José Gonçalves Vicente, é a gravação de aulas com os conteúdos específicos estabelecidos pelo MEC para o 5º ano, que serão disponibilizadas em plataforma virtual para as escolas atendidas pelo projeto. A meritocracia é outro ponto a ser valorizado e para tanto já estão sendo planejadas novas formas de reconhecer o desempenho de alunos, professores e equipes diretivas ao final deste ano.

Os professores homenageados nesta segunda-feira são de sete cidades: Floraí, Ivatuba, Mandaguari, Marialva, Maringá, Nova Esperança e Sarandi. Ao falar de suas experiências, muitos destacaram programas de leitura desenvolvidos em suas escolas como diferenciais no desenvolvimento dos alunos. Outros citaram também a formação continuada, a disciplina em sala de aula e uso de situações concretas, como fatores que contribuem  para a melhoria.

A professora Carmen Lúcia Rafael, da Escola Bom Pastor, de Mandaguari, disse que utiliza muita leitura em sala de aula. Ela inclui o uso da internet, mas também de outros meios, como jornais e revistas a rótulo de alimentos. "Vejo que esse é um diferencial. Quem não lê não sabe nada", enfatizou a professora, ao salientar que exige dos seus alunos a compreensão do que leem. Da mesma opinião é a professora Márcia Aparecida Busseli, da Escola rural Jorge Amado, de Nova Esperança. "O professor precisa oferecer sempre mais e não se limitar apenas aos livros didáticos", defendeu a professora.

Para o professor Carlos Pagani, da Escola Rural José Garbúgio, de Marialva, o que contou no bom desempenho dos seus alunos não foram os recursos de multimídia, internet, computador, já que poucos têm acesso. "Trabalho com uma comunidade rural, crianças mais simples e lanço mão das atividades lúdicas para envolvê-las, fazendo uso sempre de material concreto. Acho que isso tem dado certo", analisou ele.