Unicesumar
Unicesumar

Como se tornar um grande chef de cozinha?

Palestra com o chef Eudemar Cavalcanti, na Unicesumar, abordou o mercado gastronômico e os desafios da profissão.

grande chefOs caminhos, esforços e, principalmente, as dificuldades que um profissional enfrenta para se destacar no mercado foram abordados pelo chef Eudemar Cavalcanti, do Zafferano Eventos, em palestra na 1ª Semana de Gestão, Inovação e Conhecimento (SEGIC), promovida pela Faculdade Cesumar de Curitiba, pertencente ao Grupo Educacional Unicesumar a alunos e à comunidade.

Cavalcanti destacou suas andanças nestes 24 anos de profissão à frente de renomadas cozinhas pelo país e o momento que a gastronomia vive.  “Hoje as pessoas estão indo aos restaurantes para ter uma experiência nova, querem provar cada prato que o chef coloca no cardápio, harmonizar com uma bebida e as pessoas não são mais leigas como antes, todos têm mais conhecimento”, disse.

 Disseminação

O chef ressaltou que há poucos anos era comum ver cardápios iguais nos restaurantes, algo que não pode mais ocorrer, pelo bem do estabelecimento. “O bom é que a gastronomia está em todos os meios de comunicação e todo mundo quer falar disso, um exemplo é que podemos ver a quantidade de vídeos e canais que há no Youtube”, destacou.

De acordo com Cavalcanti, a faculdade em gastronomia é um grande diferencial para aqueles que querem se tornar profissionais ou aprimorar as técnicas. “A formação transmite todo um conhecimento que se levaria quase uma vida para absorver, concentrada em apenas dois anos. Desta forma, quando se sai para o mercado no intuito de agregar conhecimentos práticos é uma questão de tempo para se tornar um profissional reconhecido”, enfatizou.

 

Carnes nobres

A noite na ala gastronômica da SEGIC contou ainda com uma palestra de Marcos Canan, da Bull Prime Carnes Nobres, sobre aspectos para se chegar a uma carne nobre, desde os investimentos em genética de rebanho, alimentação, transporte ao frigorífico, o abate, o corte e o preparo. “Se formos pensar em uma boa picanha até chegar ao nosso prato é um trabalho moroso e primoroso, que passa por todo processo de produção”, disse.

 

Por Ari Lemos - Lide Multimídia |  Assessoria de Imprensa

Últimas notícias

Categorias