Unicesumar
Unicesumar

19º Dia de Campo de Agrárias: participantes conferem novidades do setor

Nos dois dias de evento (12 e 13 de março), os participantes conferiram novas técnicas e avanços do setor agropecuário na região

A UniCesumar busca oferecer experiências que agreguem no aprendizado dos alunos, desde atualizações das metodologias de ensino à criação de oportunidades de atividades práticas, que colocam os estudantes em contato direto com a futura profissão. Com esse intuito, a Instituição promoveu a 19ª edição do Dia de Campo de Agrárias, nos dias 12 e 13 de março, para apresentar novidades e atualizações no setor agropecuário.

Entre os participantes estiveram alunos, engenheiros agrônomos e produtores rurais, que tiveram a oportunidade de realizar network e trocar experiências. Para o coordenador do curso de Agronomia, Edison Schmidt Filho, esse é o grande diferencial do Dia de Campo da UniCesumar. “Por meio do evento, nosso objetivo é criar o relacionamento entre todas as partes envolvidas no setor agropecuário, gerando informações e conhecimento para os produtores rurais e criando grandes oportunidades para nossos alunos.”

Um desses alunos é Lucas Arruda, aluno do curso de Agronomia e presidente da Uneagro (Consultoria Júnior de Agronomia e Agronegócios). “Nossa formação é agregada por meio da prática. Esse tipo de desafio é o que nos ajuda a crescer como profissionais.”

O crescimento rumo à vida profissional também foi destacado pelo pró-reitor de ensino da UniCesumar, Valdecir Simão. “O Dia de Campo é uma iniciativa que contempla avanços na agricultura e nos laboratórios, demonstrando que a UniCeusmar está dedicada a pesquisas que buscam por melhorias”, ressaltou.

Além disso, Valdecir Simão aproveitou a oportunidade para destacar o empenho dos professores e coordenadores de cursos. “Nós temos a grata satisfação de ter na Instituição pessoas sonhadoras. Vocês são os mentores dos nossos alunos, colocando seu amor à profissão por meio da belíssima ação que é coordenar um curso e ministrar aulas. Quero saudar de forma carinhosa os professores envolvidos.”

DESENVOLVIMENTO: PALESTRAS E EXPOSIÇÕES

A programação do Dia de Campo da UniCesumar foi marcada por palestras sobre temas focados no desenvolvimento do setor agropecuário. As falas principais contemplaram desde a aplicação de nitrogênio em áreas agrícolas ao uso de drones nas plantações e o combate da aftosa. Já as palestras secundárias, realizadas por alunos do curso de Medicina Veterinária e estudantes dos programas de mestrado e doutorado, abordaram temas como aspiração folicular, ambiência para vacas de leite e frangos de corte, nutrição em confinamento, raças de ovinos e classificação de ovo e leite.

O cronograma de atividades também incluiu estandes especiais, como o Espaço do Agronegócio, o Espaço Automobilístico e a exposição de bovinos de corte e leite de alta genética, e falas de especialistas sobre o manejo integrado de pragas, a comparação de produtividade de plantas de soja, a utilização de fertilizantes e a economia no agronegócio (focada em soja, milho e mandioca).

Últimas notícias

Categorias