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CPA Comissão Própria de Avaliação

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Sobre

Composição

Fernando Garcia de Oliveira

Prof. Edison Schmidt Filho

Prof. Silvio Silvestre Barczsz

Luis Felipe Bertucci Lima

Carlos Henrique dos Santos

Alan Clayton Castardo

Gláucia Cristina Ferreira

Ednilson Mariano da Silva

José Gonçalves Vicente

O que é Autoavaliação Institucional?

A Autoavaliação Institucional está em consonância com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, instituído pela Lei Nº 10.861 de 14 de abril de 2004, que possui como principal finalidade a melhoria da qualidade da educação superior visando a efetividade acadêmica e social.
A Autoavaliação em alinhamento com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) compreende um processo de autoconhecimento, que conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) promove a participação de todos os atores envolvidos com a comunidade universitária, sendo eles membros do corpo acadêmico (docentes, discentes etc), administrativo, diretivo e a comunidade, promovendo uma cultura participativa e de engajamento na promoção da melhoria contínua das atividades acadêmicas desenvolvidas.

O que é CPA?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) constitui um órgão de natureza consultiva, com atribuições de elaboração, implementação,

aplicação e monitoramento do processo de Autoavaliação Institucional com foco em melhoria contínua.

A CPA tem como objetivo subsidiar e orientar a gestão institucional em sua dimensão acadêmica e administrativa a fim de promover os ajustes necessários à elevação do seu padrão de desempenho e à melhoria permanente da qualidade.

Qual a função da CPA?

São atribuições da CPA a condução dos processos internos avaliativos, a sistematização e disponibilidade das informações solicitadas pelo Ministério da Educação/INEP conforme as seguintes diretrizes: a) assegura uma análise global e integrada das dimensões, estruturas, compromisso social, atividades, finalidade e responsabilidade social da Instituição e seus cursos; b) o caráter público de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos; c) o respeito à identidade e à diversidade da instituição e seus cursos; d) a participação do corpo discente, docente e técnico administrativo da instituição, e da sociedade civil, por meio de suas representações (LEI 10.861).

Legislação

Lei Nº 10.861, de 14 de abril de 2004 – Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras Providências.
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Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Estabelece as Diretrizes e bases da Educação Nacional.
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Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação Presencial e a Distância – Documento que regulamenta a avaliação de reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de graduação (bacharelado, licenciatura, tecnólogo) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
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Resultados

MARINGÁ

CURITIBA

LONDRINA

PONTA GROSSA

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