Aluno de Gastronomia representará o Brasil em congresso internacional

Gastronomia EAD_Natalino Lucio

O estudante de Gastronomia da EAD Unicesumar, Natalino dos Santos, do polo de Rio Branco/AC, representará o Brasil no 1º Congresso Integração Culinária do Vale, que acontecerá em Cochabamba, na Bolívia, entre os dias 7 e 9 de julho. O evento reunirá importantes nomes da gastronomia de diversos países - Itália, França, Espanha, Coréia, Peru, Estados Unidos, Colômbia e Brasil.

Convidado por um dos chefs organizadores do evento, que conheceu seu trabalho através das redes sociais, Santos irá preparar uma receita inspirada na Amazônia, com ingredientes 100% acreanos: risoto no caldo de tucupi com carré de tambaqui assado na folha da bananeira. Seu objetivo é apresentar a culinária e os ingredientes do norte do Brasil para o mundo.

“Sinto-me muito honrado por ter sido escolhido para representar nosso país em um congresso que reunirá profissionais de todo o mundo. É uma grande responsabilidade”, comenta. Para o coordenador do curso de Gastronomia da EAD Unicesumar, Alexandre Gimenes, este evento é uma oportunidade muito importante para que o aluno se destaque ainda mais em sua carreira. “É um orgulho imenso ter um de nossos alunos representando o Brasil em um congresso internacional. A troca de experiências e o contato com outros profissionais da área com certeza colocarão o trabalho dele em evidência”, comemora o coordenador.

Aos 21 anos, Santos é o mais jovem chef de cozinha da região norte do Brasil. Começou sua carreira aos 10 anos como auxiliar de chapa em uma lanchonete de Rio Branco. Foi então que se apaixonou pela arte de cozinhar. É autor de duas receitas, o pastel de açaí e a pizza de nata, tipicamente acreanos. Atualmente, Santos é chef de cozinha de um grande hotel, instrutor culinário e tem um projeto solidário, onde ministra cursos gratuitos para pessoas carentes.