O estudante de Jornalismo do Cesumar Fábio Guillen foi o vencedor do Prêmio Unimed de Jornalismo do Paraná na categoria Acadêmico com uma matéria sobre a gripe A e os desafios para a saúde pública e suplementar. A entrega da premiação aconteceu sábado (05) na sede da Federação das Unimeds do Paraná, em Curitiba.
Ao todo foram 47 trabalhos inscritos. De acordo com a assessoria da Unimed-PR, mais de 50% dos trabalhos foram inscritos na Categoria Acadêmico. A Unimed recebeu inscrições de Universidades de Jornalismo de todo o estado.
A reportagem de Fábio Guillen, que no ano que vem cursará o quarto ano do curso, foi veiculada na Rádio Universitária Cesumar e na CBN Maringá. Ele mostrou na matéria que a parceria entre os sistemas público e suplementar de saúde, adotando os mesmos procedimentos, foi fundamental para enfrentar a Gripe A no Estado.
Fábio recebeu o troféu em meio a jornalistas dos principais veículos de comunicação do Paraná. Na categoria profissional impresso a vencedora foi Bruna Maestri, da Gazeta do Povo / RPC; em TV, foi Jordana Martinez e Cristiane Costa Guimarães, da BAND Curitiba e em Rádio, Joice Hasselmann, da Band News FM.
Na categoria Acadêmico houve apenas dois prêmios, em Rádio, ficando com Fábio Guillen me em TV, conquistado por Aline Aparecida Vonsovicz, da Faculdades Tuiutti.
A reportagem de Fábio Guillen foi a única do interior do Paraná premiada. O foco da reportagem também foi elogiado pelos organizadores do evento. "Fiquei muito emocionado com o prêmio e com os elogios que recebi", disse Fábio, que acumula agora quatro prêmios em seu currículo.
Um dos prêmios mais recentes recebido pelo estudante veio da CNN Internacional. Ele ganhou o direito de publicar no site desta empresa uma reportagem de TV que fez sobre o Lar Escola de Maringá.