Fisioterapeuta apresenta no Cesumar método inovador de recuperação neurológica


Na manhã de hoje, os alunos do curso de Fisioterapia do Cesumar assistiram a uma palestra proferida pela fisioterapeuta Rose Lampert, que apresentou o método Therasuit, em que crianças com paralisia cerebral fazem tratamentos intensos e repetitivos com roupas e elásticos que ligam tronco, cintura, joelhos e pés e obrigam o corpo a fazer esforço, mesmo parado.

Rose é mestre em reabilitação com experiência em neuropediatria, brasileira com residência nos Estados Unidos há 18 anos. Segundo ela, o método faz um remapeamento do sistema nervoso central em que o cérebro aprende a fazer os movimentos. "Não existe nada mais eficiente para ganho de controle motor e força do que este método", destaca a fisioterapeuta que trabalha há quatro anos com o Therasuit em sua clínica particular.

A fisioterapeuta esclareceu que o tratamento com o traje é indicado para crianças com idade superior ou igual a dois anos e meio, deve ser sistemático, com três horas diárias, cinco dias por semana e no mínimo três semanas de duração, até que seja atingido o objetivo funcional do tratamento. "O tempo é curto quando comparado a outras formas de reabilitação", acrescentou.

Rose explicou ainda que os resultados do método aparecem quando a criança está em casa e começa a sentar, engatinhar e a evoluir os movimentos do andar. "Estimulamos a criança, ela entende o movimento e depois o cérebro vai fazendo as conexões nervosas para os movimentos acontecerem", disse.

A coordenadora do curso de Fisioterapia do Cesumar, Sônia Bertolini, agradeceu a presença da fisioterapeuta Rose e enfatizou da importância dos alunos conhecerem esse método inovador.

Para saber mais sobre o método Therasuit acesse aqui ou aqui.

Últimas notícias

Categorias