Cesumar e Universidade de Bolonha estudam parcerias

O reitor Wilson de Matos Silva recebeu na última sexta-feira (9), a visita do professor Ângelo Manaresi, da Universidade de Bolonha, na Itália e que coordena os cursos ofertados pela instituição em Buenos Aires, na Argentina. O objetivo principal dessa visita foi estudar uma parceria entre o Cesumar e a Universidade de Bolonha para criar um convênio de intercâmbio.

A princípio, os beneficiados com essa parceria seriam os acadêmicos do curso de Moda do Cesumar, já que na região de Bolonha está um dos grandes centros de moda do mundo; para os estudantes da universidade italiana seria a possibilidade de fazer especialização na instituição brasileira.

No encontro, estavam presentes, também, o prefeito de Maringá, Silvio Barros, o diretor executivo do Cesumar Empresarial, Freud Oliveira, o diretor do Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá (Sindvest), Luís Fernando Ferraz, a coordenadora do curso de Moda do Cesumar, Sandra Franchini, o Vereador Flávio Vicente e o diretor de Pós-graduação do Cesumar, professor Valdecir Bertoncello.

Os visitantes conheceram todas as instalações da instituição, incluindo a Fazenda Experimental do Cesumar (Biotec). Para o diretor do Cesumar Empresarial, "é motivo de muito orgulho receber profissionais dessa importância no Cesumar e também é gratificante ver que a nossa estrutura provocou grande admiração nos visitantes, que vêm de uma instituição tão tradicional como a Universidade de Bolonha".

A Universidade de
Bolonha é considerada a universidade mais antiga do ocidente, com 923 anos de existência, e hoje oferece cursos nas áreas de Artes, Direito, Medicina, Farmácia, Matemática, Engenharia, Agronomia, Medicina Veterinária e Pedagogia. Como referência de grandes nomes da história e da ciência mundial que estudaram na universidade, tem-se os fundadores da arte moderna Luigi Galvani, Alessandro Volta, Benjamin Franklin e Henry Cavendish.

O professor Ângelo Manaresi veio ao Cesumar retribuir uma vista feita pelo diretor do Cesumar Empresarial, em setembro desse ano, às instalações da universidade italiana.