Unicesumar
Unicesumar

Dados do Observatório Covid UniCesumar Codem mostram que Maringá se aproxima de países com alta taxa de imunização contra a Covid-19

Previsão é de que 71,5% da população deverá estar imunizada até meados de outubro, caso o ritmo das vacinações se mantenha

Maringá está com 72,27% da população total vacinada com a 1ª dose e 47,59% da população total já imunizada (com a dose única ou duas doses).  De acordo com o Observatório Covid UniCesumar Codem, a cobertura vacinal indica uma previsão de que 71,5% da população deverá estar imunizada até  12 de outubro.

Os dados foram coletados no dia 21 de setembro. Esse percentual é bem próximo da taxa de alguns países como a China que hoje está com 73% da população imunizada. O Observatório analisa os dados epidemiológicos divulgados pela Secretaria de Saúde de Maringá e os compara com os números de outras fontes.

Mais uma vez, a vacinação em Maringá foi maior do que a previsão realizada com base nas semanas anteriores, tanto em relação à primeira dose como a segunda.  Em 12 de outubro, o município deve atingir 77,14% de cobertura em primeira dose e chegar a 71,5% em segunda dose (ou dose única).

“É uma ótima cobertura”,  analisa o  professor da UniCesumar e coordenador  do Observatório,  Guaracy Silva. “A dúvida é se vamos conseguir manter o ritmo de vacinação das duas últimas semanas”.

O Observatório Covid UniCesumar Codem faz suas análises considerando a população total e não apenas a adulta, dentro dos 436 mil habitantes de Maringá.

O OBSERVATÓRIO

O Observatório surgiu em março de 2020 com o propósito de monitorar a pandemia e subsidiar a tomada de decisões por parte de autoridades considerando os diferentes interesses: a saúde da população e a sobrevivência dos negócios ou da atividade econômica. Representantes da UniCesumar e do Codem se reúnem semanalmente para avaliar e monitorar os indicadores da pandemia.

Além do coordenador Guaracy Silva,  participam das análises  as professoras Simone Bonafe (médica infectologista), Nancy Ferreira Silva (matemática), Solange Lopes (diretora do Centro de Biológicas e Saúde) e o analista de dados Icaro da Costa Francisco, todos da UniCesumar. Pelo CODEM participam os executivos e empresários convidados.

O Observatório também convida para as reuniões representantes da Secretaria Municipal de Inovação, Aceleração Econômica, Turismo e Comunicação e da Secretaria Municipal de Saúde.

Últimas notícias

Categorias