Reitor e vice-reitor da UniCesumar inauguram novas estruturas das clínicas de saúde da instituição

Os espaços foram ampliados e modernizados com equipamentos que beneficiarão o aprendizado dos alunos e da comunidade

O reitor da UniCesumar, Wilson de Matos Silva, e o vice-reitor, Wilson Matos Filho, inauguraram nesta quarta-feira (11) as novas estruturas das clínicas de Psicologia, Fonoaudiologia, Odontologia e Laboratório de Simulação Clínica e Habilidades (SimuLab) do campus de Maringá. Os espaços da áreas de saúde foram ampliados e modernizados com equipamentos inovadores que beneficiarão o aprendizado prático dos alunos e a comunidade externa.

Durante a solenidade que contou com a presença da  pró-reitora executiva do Ensino Presencial da UniCesumar, professora Andrea Borim, coordenadores dos cursos das áreas de saúde da UniCesumar, vice-prefeito de Sarandi, Wlademir Garbuggio, e o secretário de Saúde de Sarandi, Márcio Manoel de Souza, o reitor destacou o compromisso da instituição em oferecer ensino de qualidade com estrutura física que possibilitam aos estudantes a vivência do mercado de trabalho ainda na graduação.

“Nos últimos nove meses investimos R$ 21 milhões em infraestrutura. Planejamos blocos de sala de aula com estacionamentos anexos e modelo educacional com base em grandes universidades do mundo. Estamos entre 4% das melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil. Vamos seguir com o legado que construímos nos últimos 32 anos de transformar vidas por meio do conhecimento”, afirmou Wilson de Matos Silva.

O vice-reitor, Wilson Filho, destacou que a pandemia deixou ainda mais evidente a importância da saúde e profissionais qualificados e parabenizou alunos e todos que dedicaram e empenharam para o enfrentamento da covid-19. “Nestes últimos dois anos, vimos o quanto ainda precisamos de mais profissionais da saúde. E com os impactos causados pela pandemia, vocês têm um novo desafio”, disse.

Além de beneficiar os alunos, os espaços de saúde da UniCesumar se estendem ao atendimento gratuito à comunidade. Entre eles, a parceria com a 15ª Regional de Saúde para a realização do exame Bera, que testa a integridade das vias auditivas de adultos e crianças.

A diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UniCesumar, Solange Lopes, destacou que a instituição também mantém convênios com unidades de saúde pública e privadas de Maringá, incluindo uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que funciona no campus da UniCesumar, e com cidades da região metropolitana como Sarandi, Paiçandu e Marialva.

Já o professor Sergio Ricardo Lopes de Oliveira, responsável pelo laboratório, apresentou a estrutura do SimuLab, que possui tecnologia de simulação clínica realística com manequins capazes de simular situações reais com fidelidade. “A simulação é uma maneira de exigir habilidades básicas e avançadas para que o estudante ganhe conhecimento, aptidão, confiança e segurança para atuar na profissão”, destacou.

SERVIÇO
Com a ampliação, as Clínicas de Psicologia e Fonoaudiologia estão atrás do Bloco 7 e a Clínica de Odontologia e o Laboratório de Simulação Clínica e Habilidades (SimuLab) estão no Bloco 6.