Cerimônia do Jaleco marca início do curso e responsabilidade profissional do estudante de Medicina

A solenidade foi realizada na última sexta-feira (13) com a presença de familiares e amigos dos calouros

Os calouros de Medicina da UniCesumar Maringá participaram na última sexta-feira (13) de uma etapa importante para a formação profissional: a Cerimônia do Jaleco. A solenidade é um marco inicial do curso e reforça a responsabilidade profissional do estudante de Medicina. Além da comunidade acadêmica, familiares e amigos de 200 novos estudantes de Medicina, também prestigiaram a cerimônia, o Dr. Moacir Radaelli, representando a Sociedade Médica, e o Dr. Ênio Teixeira Molina Filho, representando o Conselho Regional de Medicina.

Durante a solenidade, os alunos receberam o jaleco branco que será utilizado nas aulas práticas e fizeram o juramento como prova da responsabilidade com a ética e postura profissional que assumem a partir do ingresso na universidade. “Parabéns a todos alunos pela conquista de ingressar no curso de Medicina. Agora, os estudos de vocês serão voltados para o coletivo, para atender da melhor forma um paciente”, disse o aluno de medicina e presidente do Centro Acadêmico, Lucas Piai.

A diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Solange Lopes, ressaltou que o curso de Medicina requer muita dedicação dos alunos. “Dentro da instituição temos o compromisso de dar uma formação de qualidade e trazer professores preocupados com a formação dos alunos. A maioria do corpo docente tem doutorado e mestrado. São profissionais que estudam muito para dar o melhor aprendizado para vocês. Aproveitem muito”, disse aos calouros.

Para a coordenadora do curso de Medicina, Ana Maria Machado, o objetivo da Cerimônia do Jaleco é marcar um momento muito importante na vida dos alunos: o de abraçar a Medicina. “Espero estar daqui 6 anos entregando o diploma para vocês. Aproveitem o curso, aproveitem a oportunidade. Não tem coisa mais gostosa do que ouvir de um paciente ‘você fez a diferença’. É muito bom quando exercemos nossa função e demonstramos que estudamos e estamos dedicados para fazer o possível para atender a população”, afirmou.

Taíse Ceccon, uma das alunas que participou da Cerimônia do Jaleco, relatou a experiência. “É gratificante fazer parte desse momento. Muito feliz com essa conquista. Sou de Lagoa Vermelha, do Rio Grande do Sul, e escolhi estudar na UniCesumar pela Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), um método ativo muito bom que aliada teoria e prática. Então é um diferencial que o método tradicional não tem”, contou.

Medicina UniCesumar
O curso de Medicina da UniCesumar em Maringá foi autorizado em 2011, com nota CPC 4, em uma escala que vai de 0 a 5 atribuída pelo Ministério da Educação, o que representa excelência no ensino. A graduação de Medicina atua com a metodologia PBL (Problem Based Learning), e o estudante conta com Laboratório de Simulação Clínica e Habilidades e materiais que facilitam o estudo do corpo humano.
A UniCesumar também mantém convênios com unidades de saúde pública e privadas de Maringá, incluindo uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que funciona no campus da UniCesumar, e com cidades da região metropolitana como Sarandi, Paiçandu e Marialva.