Alunos de engenharias colocam aprendizado em prática no Campeonato de Carrinho de Rolimã

A final ocorreu nesta terça-feira (21) e teve a participação de 50 equipes

Os alunos de engenharias da UniCesumar de Maringá participaram nesta terça-feira (21) da final da 3ª edição do Campeonato de Carrinho de Rolimã, promovido em frente ao Bloco 11. Foram 50 equipes inscritas entre os alunos das engenharias dos períodos matutino e noturno.

O evento teve como objetivo promover a integração, o desenvolvimento de trabalho em equipe, colocando em prática os aprendizados dos conceitos de engenharia e interdisciplinaridade.

Para o professor, Leandro Thiago Loureiro, responsável pela organização do evento e orientador dos alunos no processo de construção do carrinho, o campeonato motiva os estudantes a trabalharem em equipe e desenvolverem habilidades técnicas.

“Eles projetaram o equipamento, montaram e fizeram testes. Além da brincadeira e da integração, é uma forma de fazer os alunos desenvolverem o aprendizado e aplicarem técnicas de gestão de projetos, introdução da engenharia, desenho técnico e gestão de pessoas”, explica.

O diretor do Centro de Exatas, Tecnólogias e Agrárias (CETA) da UniCesumar, Ricardo Veronesi, destaca que o evento traz vários conceitos teóricos dos cursos. “É um projeto interdisciplinar aplicado desde a confecção do carrinho. Apesar da atividade divertida, os estudantes aplicam os conceitos básicos de engenharia e aplicando a teoria na prática”

Hugo Xavier, estudante do 4º ano de Engenharia Civil, participou da primeira edição do campeonato e mais uma vez teve a oportunidade de aprender. “Foi uma experiência muito interessante, é bom pôr na prática o conhecimento de montar o carrinho e trabalhar em equipe. Cada integrante do grupo ficou responsável por um processo do projeto até chegar no campeonato. É muito legal”, afirmou.

O rolimã é uma brincadeira tradicional brasileira que ultrapassou gerações. O evento, além de proporcionar o ensino de forma variada e divertida, resgata a cultura dessa brincadeira, mostrando que tem como aprender conceitos de engenharia e mecânica em atividades que fizeram parte da infância de muitas pessoas.