Inovação e Tecnologia são os temas da 11ª Jornada de Informática do Cesumar, que teve início na noite de ontem (8), no auditório Dona Etelvina. Mais de dez palestrantes apresentarão aos universitários diversos temas acerca das atualidades da área de Tecnologia da Informação até quinta-feira desta semana.
O evento científico é destinado para alunos e professores dos quatro cursos da área de T.I. da instituição: Análises e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores, Sistemas de Informação e Sistemas para Internet.
De acordo com o coordenador do evento, professor Marcelo Erick Bonfim, os temas e palestrantes do evento foram definidos por uma comissão organizadora, formada por alunos e professores. "Definimos os temas em função da necessidade de inovar sempre nesta área, um setor que é efervescente de demandas rápidas e singulares", disse Bonfim.
Reciclar constantemente o conhecimento é a palavra de ordem na área de TI, é o que afirmou o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Exatas e Tecnológicas do Cesumar, Valdecir Bertoncello. "Os resultados tecnológicos estão envolvendo todas as pessoas, seja o idoso quando retira seu extrato bancário, o adulto trabalhando em seu computador ou a criança com um tablet", acrescentou o diretor.
A primeira palestra do evento foi de Diego Mendes, maringaense que atualmente é designer de experiências e produtos da Chegg, nos Estados Unidos, empresa que desenvolve aplicativos na área educacional. Ele relatou aos participantes sobre como é fértil a região do Vale do Silício, na Califórnia, para empresas tecnológicas. "Neste espaço estão reunidas pessoas com ideias, quem tem habilidade e os financiadores. Não falta emprego para quem é da área de T.I. e fala bem o inglês", afirmou Mendes.
Até a próxima quinta-feira (11), serão debatidos temas como "Novas Tendências e Paradigmas no Mundo Digital", "Startups" e produtos da Microsoft.