Cerca de 180 participantes do Projeto Pós-Covid, desenvolvido pelo Laboratório Interdisciplinar de Intervenção em Promoção da Saúde (Liips) da UniCesumar de Maringá, receberão nesta sexta-feira (21) certificados de participação. A ação marca o encerramento do projeto que foi criado no início de 2021 com o intuito de promover a reabilitação biopsicossocial dos pacientes acometidos pela doença.
O programa multidisciplinar contou com a participação de aproximadamente 50 alunos de Educação Física, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Biomedicina e Medicina, além de integrantes do mestrado e doutorado em Promoção da Saúde.
De acordo com o coordenador do Liips, professor Dr. Braulio Henrique Magnani Branco, o objetivo do projeto é promover a recuperação física, nutricional e mental das pessoas que tiveram a Covid-19 de forma grave, moderada e leve.
“Muitas pessoas que tiveram Covid-19 apresentaram diferentes sequelas neurológicas, cardiovasculares, pulmonares, neuromusculares e de saúde mental. Então, ações de tratamento para esses pacientes são importantes para proporcionar o retorno dessas pessoas à rotina diária e até mesmo para o mercado de trabalho”, diz Bráulio Branco.
Como é o caso de José Marcos, de 61 anos. Ao todo, foram 61 dias de internamento, entre julho e setembro deste ano, por complicações da covid-19, sendo 39 deles na UTI. Ficou entubado e em coma induzido, precisando ficar 21 dias deitado no gelo porque a febre não baixava.
José Marcos perdeu 36kg de massa muscular e perdeu movimentos do corpo. Apesar de ainda não ter recuperado 100% do movimento, ele voltou a andar. “Participar do projeto me ensinou a ter um novo pensamento sobre a vida e que nunca devemos desistir. Além disso, também tive um ganho de massa muscular. Me considero um milagre depois de tudo o que vivenciei”, ressalta.
SERVIÇO
Entrega de certificados: Projeto Pós-Covid
Local: Laboratório Interdisciplinar de Intervenção em Promoção da Saúde (Liips) - Campus UniCesumar Maringá (Avenida Guedner, 1610 - Jardim Aclimação)
Horário: 17 horas