Comissão do CNPQ avalia projetos de pesquisa


Durante esta sexta-feira (21), uma comissão do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), avaliou 110 projetos de pesquisas de estudantes da Unicesumar que concorrerem as 87 bolsas de iniciação científica ofertadas pelo conselho e pela instituição.

Para despertar o interesse pela produção científica, a Unicesumar, por meio da Diretoria de Pesquisa, oferece dois programas de iniciação científica: o Programa de Incentivo à Iniciação Científica do Unicesumar (PICC) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq, PIBITI/CNPq e PROBIC), este último contempla as bolsas que foram avaliadas nesta sexta.

O pesquisador Luís Eduardo Soares de Oliveira, da Universidade Federal do Paraná, que integra a comissão de avaliação do CNPq, julgou os projetos das áreas de ciências exatas, engenharias e tecnologias. "Todas as propostas de pesquisas são interessantes e pertinentes para o edital, alguns poderiam ser classificados como inovação, como o Šromatizante inteligente'", afirma.

Oliveira definiu como consistentes os pareceres feitos previamente pelos membros do Comitê de Pesquisa da instituição. "A maioria aponta sugestões de melhorias para os projetos apresentados de forma crítica e construtiva".

Quem também ressalta o nível dos projetos apresentados é a diretora de pesquisa da instituição, Ludhiana Bertoncello. "Os orientadores estão cada vez mais criteriosos e isso resulta diretamente em projetos mais completos", constata. 

A diretora ainda diz que os projetos de iniciação científica têm melhorado de um ano para o outro na qualidade e também ampliado a quantidade. "Os alunos estão escrevendo melhor, com propriedades metodológicas específicas e linguajar científico", explica.

O resultado da avaliação das bolsas de iniciação científica está previsto para ser divulgado por meio do site da instituição no dia 5 de julho.

Atualmente estão em andamento 139 projetos de iniciação científica, que envolvem 195 docentes e 217 acadêmicos de todas as áreas do conhecimento.

Últimas notícias

Categorias