O Ministério da Educação (MEC) acaba de aprovar a abertura do Doutorado em Tecnologias Limpas da UniCesumar, que faz parte do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Limpas (PPGTL) da instituição. O Processo Seletivo já está aberto e segue com inscrições até o dia 13 de abril. O início das aulas será no dia 24 de abril. As inscrições são feitas a partir do edital oficial e o cronograma de aulas e atividades pode ser acessadas aqui.
O público-alvo dessa formação são os Mestres formados pelo próprio curso de Mestrado do PPGTL da UniCesumar, bem como Mestres de diversas áreas do conhecimento, como Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, todas as Engenharias, Biomedicina, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Nutrição, Gastronomia, Psicologia, Moda, entre outros.
Segundo a coordenadora do Doutorado em Tecnologias Limpas da UniCesumar, Maria Aparecida Andreazzi, o curso se sustenta em duas linhas de pesquisa: Ecoeficiência e Tecnologias Ambientais e Agropecuária Sustentável.
Na linha “Ecoeficiência e Tecnologias Ambientais” é avaliado o uso de tecnologias em prol de transformações econômicas, ambientais e sociais que conduzam à sustentabilidade.. Seus projetos buscam monitorar e mitigar a geração de resíduos e contaminantes e desenvolver pesquisas que envolvam a caracterização, o tratamento e a valoração dos resíduos (upcycling).
Já na linha “Agropecuária Sustentável”, são conduzidas investigações para o alcance da ecoeficiência nos sistemas de produção agropecuária, visando ao equilíbrio das interações ambientais, produtivas, econômicas e sociais. Seus projetos compreendem estudos sobre as estratégias mais adequadas para a gestão de resíduos agropecuários, a busca pela sustentabilidade na produção animal e o desenvolvimento de práticas sustentáveis na produção de culturas agrícolas.
“As duas linhas compartilham estudos sobre as tecnologias mais adequadas para o monitoramento, uso, tratamento e preservação dos recursos hídricos, promoção da sensibilização ambiental e da educação para a sustentabilidade, bem como o uso de tecnologias sociais e a busca pela melhoria nas condições de trabalho e de produção”, pontua a coordenadora.
Importância das Tecnologias Limpas na atualidade
Andreazzi enfatiza que, em um mundo cada vez mais desenvolvido, competitivo e globalizado, os cuidados com o meio ambiente e o respeito aos princípios que regem o desenvolvimento sustentável são imprescindíveis. “Nesse cenário, o estudo, o desenvolvimento e o emprego de várias tecnologias são necessários, principalmente as denominadas Tecnologias Limpas, que são práticas e tecnologias ecologicamente corretas e métodos de redução do impacto ambiental causado pelas tecnologias convencionais”, conclui.