A participação em projetos de iniciação científica durante a faculdade ajuda o estudante a desenvolver as habilidades de pesquisa, ampliar o seu horizonte de conhecimentos e, ainda, a decidir se deseja seguir a carreira acadêmica depois da graduação. Além disso, é um importante passo para quem deseja o mestrado, pois o preparo poderá abrir portas nos processos de seleção oferecidos pelas instituições de ensino.
A prática da iniciação científica é incentivada na Unicesumar por meio de programas mantidos pela Diretoria de Pesquisa que oferecem bolsas e outros auxílios aos estudantes que se dedicam a esta prática. São três os programas: o PIBIC, o PIC e o PIBITI/CNPq. Com recursos da própria instituição, da Fundação Araucária e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), o PIBIC oferece anualmente bolsas para os estudantes pesquisadores que conseguem aprovação dos projetos.
Já o PIC (Programa de Iniciação Científica da Unicesumar) é um programa da própria instituição que oferece, como incentivo, prêmios para os melhores projetos a cada ano, certificado de participação no programa, além de ampliação do prazo para a retirada de bibliografia. O PIBITI/CNPq (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) foi instituído em 2010 e também concede bolsas aos acadêmicos. A concessão da bolsa se dá por meio da pontuação da produção científica do orientador, do rendimento acadêmico do aluno e pela pontuação do projeto.
Mas para passar pelo processo de seleção é preciso que o aluno faça uma boa elaboração do projeto. Por isso, a Diretoria de Pesquisa oferece todos os anos cursos para elaboração de projetos de iniciação científica, tendo como intuito ajudar os alunos nesse processo. Os cursos este ano terão início no dia 7 de março e são várias opções de dias e horários, até meados de abril. Para conferir a programação basta acessar aqui.
As inscrições devem ser feitas a partir de hoje (20/02), pessoalmente, na Diretoria de Pesquisa (Bloco 10), até o preenchimento das vagas. O atendimento é oferecido de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 21h.