Acadêmicos de Engenharia Civil fazem visita técnica em obra no Santa Cândida

Os alunos do terceiro ano de Engenharia Civil da UniCesumar de Curitiba visitaram uma obra no Santa Cândida da empresa Fox Steel, que utiliza o processo light steel frame, sistema construtivo rápido, limpo e ecologicamente correto. A visita faz parte das ações desenvolvidas na disciplina de Tecnologia da Construção 2 – Construções Secas e Desempenho.

Os estudantes puderam vivenciar a aplicação do sistema de construção seca, conhecer os materiais utilizados, detalhes técnicos e acompanhar a velocidade da evolução da obra. A obra tem 140 metros quadrados e será finalizada em sete meses. No sistema convencional, com concreto armado e alvenaria cerâmica de vedação, a obra demoraria cerca de 11 meses.

A professora Priscilla Kohiyama relata casos de obras sendo construídas em 20 dias, utilizando a metodologia de steel frame. “O sistema light steel frame possibilita um maior controle tecnológico da edificação por possuir processos de industrialização, com módulos inteiros montados em fábrica e transportados para as obras, necessitando de uma mão de obra especializada. A construção civil com a metodologia do light steel frame ganha agilidade e menor dependência das intempéries climáticas, grandes causadores de atrasos de obras. É uma tendência da construção civil no Brasil a inserção de sistemas mais industrializados, algo cotidiano em países como Estados Unidos, Chile, Japão e países da Europa”.