Acadêmicos do curso de Matemática participam da 1ª Feira de Jogos Didáticos

“Atividades lúdicas em sala de aula superam a utilização das cansativas listas de exercícios de fixação” afirma coordenadora do curso de Matemática

IMG_8243Os acadêmicos 2° ano do curso de Licenciatura em Matemática da Educação a Distância (EAD) da Unicesumar estão participando da 1ª Feira de Jogos Didáticos da IES. O evento está acontecendo entre os dias 07 e 12 de novembro, das 18h30 às 21h30, em diversos polos. A feira, que é aberta ao público, conta com a exposição dos materiais confeccionados pelos estudantes durante a disciplina de Prática de Ensino: Novas Tecnologias e Jogos Didáticos e Lógica Matemática.

Segundo Ivnna Gurniski de Oliveira, coordenadora do curso, a ação promove a construção e consolidação de conceitos matemáticos. “A atividade possibilita discutir o uso de jogos didáticos em sala de aula como estratégia para tornar mais significativas e prazerosas as aulas de Matemática, pois superam a utilização das cansativas listas de exercício de fixação”, explica.

Para a coordenadora, a utilização de atividades lúdicas possibilita mais liberdade de raciocínio aos alunos e, ao mesmo tempo, os incentivam a estudar. “Cabe ao professor promover situações desafiadoras em sala de aula que permitam mobilizar a ação do pensamento para a resolução das situações de aprendizagem. Nessa perspectiva, materiais pedagógicos e tecnológicos podem ser organizados para favorecer a construção das estruturas matemáticas”, afirma.

Para Tiago Zanko, acadêmico do curso de Matemática, que criou um jogo inspirado na Batalha Naval, atividades dinâmicas dentro de sala de aula estimulam a fixação do conteúdo, auxiliando o aprendizado das crianças e jovens. “A tecnologia faz parte das nossas vidas e na educação isso não é diferente. Por isso, desenvolver atividades lúdicas, através de jogos didáticos, permitem maior interação entre o corpo docente e discente, além de ampliar as possibilidades de aprendizagens, pois o aluno acaba memorizando o conteúdo com a repetição do jogo”, diz.

A iniciativa dos trabalhos desenvolvidos para a feira faz parte do Material de Avaliação Prática da Aprendizagem (MAPA) da EAD Unicesumar, que é uma a metodologia diferenciada proposta dentro dos cursos de graduação. O objetivo do MAPA é criar atividades avaliativas, composta por diferentes instrumentos, que possibilitam ao aluno colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante as aulas.