O aluno de MBA em Agronegócio da EAD (Educação a Distância) Cesumar em Brasília, Kever Bruno Gomes, apresentará seu trabalho de conclusão de curso na Conferência Internacional de Engenharia Agrícola CIGR-AgEng2012, que será realizada em Valência, Espanha, entre os dias 08 e 12 de julho.
O aluno desenvolveu o artigo sobre o tema "Análise da cadeia produtiva do algodão colorido no estado da Paraíba", sob a coordenação da professora Andréia Boechat. O trabalho apresenta um diagnóstico da cadeia produtiva do algodão colorido no estado da Paraíba com foco na competitividade desse nicho. O algodão colorido tornou-se um diferencial de mercado, onde os principais consumidores são recém-nascidos, pessoas alérgicas ao algodão tingido artificialmente e os consumidores denominados "ecologicamente corretos", que buscam produtos orgânicos, que não agridam o meio ambiente.
O estudo baseia-se em duas problemáticas, a primeira é a dificuldade de investimentos voltados para a divulgação do produto e a segunda, baseia-se na necessidade de conhecimento do potencial de mercado do algodão colorido, por parte do produtor.
Atualmente no Brasil, essa cultura mostra-se como uma ótima alternativa aos pequenos produtores, pois a remuneração é mais que o dobro da convencional.
Pesquisando sobre a conferência, Kever observou que seu trabalho se incluía em um dos temas do evento e enviou seu artigo para aprovação dos organizadores. O tema geral da conferência é "Agricultura e Engenharia para uma vida mais saudável" onde serão apresentados trabalhos de investigação em áreas emergentes e novas soluções de engenharia para a produção de alimentos e práticas de atividades no mundo rural. Contará com a participação de engenheiros, cientistas e profissionais, com o objetivo de compartilhar conhecimento.
"Sob esta oportunidade, com certeza vou me enriquecer profissionalmente, e poderei transmitir aos participantes os conhecimentos aprendidos com este trabalho, além do privilegiado contato com renomados cientistas da área" afirma Kever ao falar sobre a expectativa de sua participação.
A professora Andréia Boechat, que o orientou no artigo, diz que o resultado deste trabalho quebra alguns preconceitos que as pessoas ainda tem com relação a educação a distância, provando que o aprendizado e a interação do aluno é a mesma ou até mais intensa do que em cursos presenciais.
Kever Bruno Paradelo Gomes é tecnólogo em Silvicultura e especializado em Agronegócio pelo Centro Universitário de Maringá (Cesumar) polo presencial de Brasília. Trabalha no Ministério da Educação - Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Brasília - Campus Gama Agronegócio.