Alunos da UniCesumar atendem cerca de 1 mil alunos em mutirão de conscientização sobre violência escolar

Atividade foi destinada a estudantes da rede pública de ensino fundamental, médio e técnico e ocorreu na última quinta-feira (31), em Marialva

Para reforçar o aprendizado teórico, a UniCesumar desenvolve atividades práticas com os acadêmicos. Por isso, na última quinta-feira (31), 480 alunos da Instituição realizaram um mutirão de conscientização sobre a violência escolar no Colégio Estadual Juracy Rachel Saldanha Rocha, em Marialva. Ao todo, foram atendidos mais de 1 mil estudantes dos ensinos fundamental, médio e de cursos técnicos.

A ação envolveu alunos das clínicas jurídicas e do mestrado em Ciências Jurídicas, bem como acadêmicos dos cursos de Direito, Psicologia e Serviço Social do Cejusc (Extensão UniCesumar). Por meio do formato de “Feira de Ciências”, os acadêmicos da UniCesumar trabalharam temáticas relacionadas aos conflitos e a violência escolar como bullying e ciberbullying, drogas, agressão física, violência sexual, educação de valores, habilidades socioemocionais e práticas restaurativas.

De acordo com a idealizadora do Mutirão, prof. Dra. Andréa Lago, a primeira etapa do projeto foi entender todos os aspectos relacionados ao problema, bem como projetar as ações que têm sido desenvolvidas para combater a violência. “A partir desse levantamento, nós fizemos um trabalho de empatia, demonstrando a importância da escola para a sociedade, na formação da personalidade dessas crianças e jovens e na construção coletiva de uma cultura de paz.”

Além disso, Andrea ressaltou que a atividade não é valorosa apenas para as crianças e jovens atendidos, mas também para os acadêmicos da UniCesumar. “Os nossos alunos trabalharam uma conscientização a respeito dessa violência, trazendo um novo olhar por meio de mecanismos alternativo de resolução de conflitos”, explicou.

As ações do “Mutirão de Conscientização sobre a Violência Escolar” ocorrerão nos períodos matutino (9h, 9h30 e 10h), vespertino (14h30 e 16h30) e noturno (20h, 20h30 e 21h).