Alunos da Unicesumar vencem 1º Hackathon da Unimed

Promovido pela cooperativa, os alunos receberam uma premiação de R$ 5 mil.

Equipe Not Bug: Arthur Pedralli, Leonardo Abreu, Marcello Bonfim, Cassio Montanher e Hugo Fumero , acompanhados do Professor Marcello Erick Bonfim.

Equipe Not Bug: Arthur Pedralli, Leonardo Abreu, Cassio Montanher e Hugo Fumero, acompanhados do Professor Marcello Erick Bonfim.

Aconteceu na Unicesumar no último final de semana (27 e 28) o 1º Hackathon da Unimed. A equipe Not Bug, composta por quatro alunos do curso de Engenharia de Software da Unicesumar, conquistou o primeiro lugar na competição, onde desenvolveu um aplicativo que permite tornar o canal entre o beneficiário e a Unimed mais estreito. Participaram 25 equipes competidoras, todas com a mesma finalidade: desenvolver inovações e soluções para o mercado da Saúde Suplementar, desenvolvendo ideias e protótipos relacionados aos temas que foram propostos.

A equipe:

A equipe NotBug, formada por quatro alunos: Arthur Pedralli, Leonardo Abreu, Cassio Montanher e Hugo Fumero, conquistou o primeiro lugar no Hackathon da Unimed na categoria Relacionamento com o Beneficiário. Eles são do 4º ano e fazem parte da primeira turma que irá se formar no curso de Engenharia de Software no Estado do Paraná. “Participar desse tipo de competição, acima de tudo para nós é um aprendizado. Além de conhecer pessoas de outras áreas, é possível desenvolver algo que possa realmente ajudar a sociedade em algum ponto”, comenta o Hugo Fumero, aluno participante.

O Aplicativo:

Desenvolvido pela equipe NotBug, o aplicativo permite que a cooperativa possa cuidar dos seus beneficiários de uma forma mais particular usando notificações que irá avisar algum curso disponibilizado pela Unimed ou qualquer tipo de mensagem que desejem enviar. Há também uma agenda inteligente no qual irá avisar o usuário quando há consultas e caso seja necessário, permite também agendar consultas direto pelo smatphone.

Outra parte do aplicativo permite que o usuário coloque a dor que está sentindo e o próprio aplicativo mostra o médico mais indicado para a consulta, levando em consideração a distância entre o médico e o paciente e o nível de recomendações. Além dessas funções, também será possível emitir segunda via de boleto, segunda via cartão, troca de informações, atualização de endereço, e-mail, entre outros.

O Hackathon:

É uma expressão formada a partir de duas palavras inglesas: Hack e Marathon. Hacker é quem se dedica a conhecer e entender profundamente sistemas, dispositivos, programas e redes de computadores. E Marathon é uma corrida de longa distância que demanda bastante energia dos competidores. Desta forma, hackathon, de uma forma simples, é uma competição que reúne interessados na área de Tecnologia e Informação com o objetivo de desenvolver ideias de novas aplicações ou soluções sobre determinado assunto.