Unicesumar
Unicesumar

Alunos das Ciências Biológicas e da Engenharia Ambiental e Sanitária participam de curso de Biologia Marinha, em Ubatuba

Viagem ocorreu entre os dias 17 e 20 e incluiu visitas técnicas, cursos e aulas temáticas ministradas por professor especialista da Unesp

Os alunos do curso de Ciências Biológicas e de Engenharia Ambiental e Sanitária da UniCesumar participaram do Curso de Biologia Marinha, ministrado pelo prof. Dr. Adilson Fransozo (Unesp/SP), em Ubatuba (SP). O curso ocorreu entre os dias 17 e 20 de outubro e foi organizado pelo curso de Ciências Biológicas por meio da Ecovida Jr (Consultoria Júnior de Biologia).

O coordenador do curso, professor Rômulo Behrend, ressaltou a visita técnica como um importante instrumento de ensino, já que proporciona interatividade e desperta o interesse dos alunos. “Na viagem a Ubatuba, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar coisas, lugares e experiências novas, que certamente serão muito importantes na sua formação. Enfatizo que essa abordagem consolida o processo de ensino e aprendizagem, trazendo ao aluno uma aprendizagem significativa.”

Acompanhados pelos professores Daniel Alves dos Santos, Lilian Capelari Soares e Maria de los Angeles Perez Lizama, os alunos desenvolveram diferentes atividades, visando unir a teoria aplicada em sala de aula a prática da aula de campo. Na chegada a Ubatuba, os alunos iniciaram as atividades participando de aula sobre a transição de ecossistemas na praia e sobre o papel do Biólogo. No dia 18, houve a saída para Paraty, onde foram realizados mergulhos em diversas ilhas, sendo abordados conceitos biológicos de sublitoral consolidado, biodiversidade local e de física, além de noções sobre embriologia de deuterostômios. Nesta oportunidade, os alunos puderam aprender na prática sobre o processo de fecundação dos ouriços do mar.

No dia 19, foram ministradas aulas sobre as adaptações morfofisiológicas de animais e vegetais no estuário e manguezal adjacentes à praia, utilizando-se também de conceitos de química, bioquímica e biofísica. Neste dia também foram realizadas amostragens por arrasto de porta, onde os alunos puderam observar a biodiversidade local e a pressão seletiva dos aparelhos de pesca.

Por fim, no dia 20, foram realizadas visitas às praias do Lazaro e Sununga para estudar a importância da matemática e da física como fatores controladores da diversidade faunística e caracterização das praias. Nesta ocasião foi possível observar técnicas de captura de caranguejos e as formas de realizar biometria. O curso permitiu aos alunos vivenciar a prática, a interação entre as disciplinas, bem como a estrutura, funcionamento e influência dos ecótonos costeiros. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o projeto TAMAR e o aquário de Ubatuba.

Últimas notícias

Categorias