Alunos de Direito da UniCesumar participam do Júri Simulado

Plateia presente podia votar pela absolvição ou não do acusado por meio de uma plataforma no celular; atividade é fundamental para o desenvolvimento dos futuros advogados

Um dos casos mais populares da crônica policial recente, sobre a morte do menino Henry Borel de apenas 4 anos, ocorrido no dia 8 de março de 2021,  inspirou do Júri Simulado promovido pelos alunos do 6º semestre do curso de Direito da UniCesumar.  A simulação  foi no sábado (20/11), no Auditório Dona Etelvina.

Mesmo baseada no “Caso Henry Borel” (ou “Dr. Jairinho”), a história  narrada  no júri simulado sofreu diversas alterações, inclusive envolvendo os nomes dos personagens, uma vez que o julgamento oficial ainda está em curso.  O nome do réu que no caso real é “Dr. Jairinho”, passou a ser “Dr. Toninho”.  A novidade é que o júri formado pela plateia presente podia votar pela absolvição ou não do acusado por meio de uma plataforma no celular.

“A simulação é bem próxima de um julgamento verdadeiro, mas sem as demais etapas do processo como as oitivas ( ato de ouvir as testemunhas ou as partes envolvidas) e os interrogatórios preliminares”, revela Andreia Colhado Gallo Grego Santos,   professora da disciplina de Clínica Jurídica.

Para a professora, as simulações de júri são um exercício para os futuros advogados praticar o conhecimento penal, raciocínio rápido,  a retórica e  o convencimento.

A aluna Luana Loren Muradas Alves, do 6º semestre de Direito, atuou como advogada de defesa, respondendo às acusações feitas pelo Ministério Público, em prol do réu. “Nós, alunos, temos funções determinadas. É uma ótima estratégia para adquirirmos experiência no que diz respeito ao exercício da atividade da advocacia, ou ainda, na atuação como membro do Ministério Público, ou magistratura”.

“Esta atividade auxilia no processo de construção e desconstrução de conceitos e é importante para nossa carreira. Possibilita o aprofundamento em habilidades argumentativas, já que esta é crucial para o exercício de qualquer carreira jurídica a ser seguida após nossa formação”, concluiu.

A acusação ficou por conta de Rafaela Persona Ramos, também do 6° semestre, como uma integrante do Ministério Público. “É uma atividade desafiadora, visto que a grande maioria dos alunos não possui experiência prática na área. Ainda assim, encaro este desafio como uma forma de superar meus medos e aflições sobre a prática profissional, uma vez que, cedo ou tarde, todos teremos que nos aventurar nas mais diversas atividades relacionadas ao curso”.

No final da sessão,  foi lido o veredito: Dr. Toninho foi condenado com 73 votos conta 29.  “Foi um caso muito complicado, mas gostei muito da defesa que conseguiu colocar um pouco de dúvida sobre as acusações contra o  réu. Foi uma oportunidade para os alunos desenvolverem a  oratória e o  senso crítico”, avaliou a professora  Andreia Colhado Gallo Grego Santos.

DIREITO

O curso de Direito da UniCesumar é referência no ensino de qualidade.  Em 2019, recebeu o Selo de Qualidade OAB Recomenda, prêmio da Ordem dos Advogados do Brasil que avalia a excelência dos cursos jurídicos de todo o País. Foi a única instituição privada de Maringá a receber o Selo.

A graduação também tem nota 5 na avaliação do MEC e a maioria dos docentes possui mestrado ou doutorado. Além disso, a UniCesumar oferece a formação continuada, com mestrado em Ciências Jurídicas e Doutorado em Direito, com ênfase nos Direitos da Personalidade.

Um dos diferenciais do curso é a Clínica Jurídica. O espaço, amplo e moderno, foi projetado para atender da melhor forma as necessidades disciplinares do curso. No local, a comunidade recebe orientações e atendimento na área. Conta ainda com o apoio da unidade judiciária do Cejusc – Extensão UniCesumar.