A grande movimentação de cargas existente no mundo hoje em dia, passou a exigir métodos cada vez mais práticos e eficientes para atender às necessidades do mercado consumidor. Todos os dias, milhares de produtos são transportados de um lado a outro por meio de técnicas desenvolvidas para manter tanto a qualidade das mercadorias como a agilidade nas entregas.
Dentre as práticas adotadas, uma é considerada fundamental para quem atua na área de logística: a unitização de cargas. "Unitizar cargas significa tornar única uma série de mercadorias de pesos, tamanhos e formatos distintos, permitindo assim a movimentação mecânica desta unidade", escreveu o engenheiro de produção Romeu Zarske de Mello, na Revista Portuária Economia & Negócios.
Na Unicesumar, estudantes de Logística estão apresentando esta semana uma exposição com as técnicas de "paletização e unitização" de cargas. Na exposição, eles mostram na prática as técnicas aprendidas nas disciplinas de Fundamentos de Logística e Administração de Materiais.
O palete (ou pallet em inglês) é utilizado para unitizar a carga, ou seja, são estrados geralmente em madeira ou plástico (também são encontrados em aço, borracha ou papelão) com tamanho padronizado, sobre os quais são empilhadas as mercadorias e que asseguram agilidade na remessa e praticidade no armazenamento.
A exposição de Logística fica aberta ao público até o próximo dia 11, no hall de entrada do bloco 8. Para quem ficou curioso e quer conhecer melhor sobre estas técnicas, vale a pena uma visita.