Unicesumar
Unicesumar

Alunos do Cesumar visitam aldeia Kaingang


Acadêmicos de Artes Visuais e Pedagogia do Cesumar realizaram atividades com o objetivo de promover a interação e valorizar a cultura indígena


Um grupo de sessenta alunos de Artes Visuais e Pedagogia passou todo o dia do último sábado na aldeia dos índios Kaingang, em Manoel Ribas (região centro Oeste do Estado), realizando pesquisas sobre os mais diversos aspectos de vida daquela população.


A tribo, que está localizada no coração do Paraná (região Centro-Oeste), em uma reserva repleta de Araucárias, conta com 2.680 índios.


O objetivo da atividade foi promover a interação e a valorização da arte local. Os alunos de Artes Visuais ensinaram algumas técnicas de desenho e xilogravura para as crianças que freqüentam a escola de ensino fundamental da aldeia e também conheceram melhor o artesanato indígena.


Para que fizessem a coleta de dados sobre a aldeia, os estudantes foram acompanhados por guias locais. Eles pesquisaram o lazer, educação, saneamento, habitação, religiosidade e o modo de sobrevivência dos índios.


A estudante Agatha Parrilha, de Artes Visuais, considerou muito rica a experiência. Ela ficou admirada com o "bom"  trabalho dos professores das duas escolas da aldeia, uma de ensino fundamental e outra de ensino médio.
Para os estudantes, entre os problemas mais sérios constatados, está a precariedade de algumas moradias e a falta de saneamento básico.


Contudo, existe uma preocupação do cacique com a saúde dos índios, observou a estudante de Pedagogia, Lidiane Falconi. "Na aldeia existem oito agentes de saúde treinados pela Funasa (Fundação Nacional de Saúde) e freqüentemente são realizadas palestras por pessoas convidadas sobre higiene, cuidados pessoais e com a alimentação", contou ela.


Além de realizarem a pesquisa, que será apresentada em um futuro seminário dos dois cursos envolvidos, os alunos levaram para os índios alimentos e roupas doados.


Segundo a professora de Artes Visuais que coordenou o projeto, Maria Ângela Garcia de Almeida, a visita foi importante tanto no aspecto cultural como social. "Nós queríamos que nossos alunos vivenciassem uma realidade diferente e também que pudessem saber um pouco mais e valorizar a arte que vem da nossa terra, ao invés de se aterem a estudar apenas a arte importada de outros países. Creio que o objetivo foi atingido, pois todos voltaram da aldeia bastante sensibilizados com o que viram", comentou ela.


A visita foi acompanhada também por dois alunos de Jornalismo do Cesumar, Bárbara Fernandes (4º ano) e Jonatas Lucas Lucizano (2º ano de Jornalismo), que fotografaram tudo e vão publicar reportagem especial sobre a aldeia no próximo número do jornal Cesumar em Foco.


FOTOS: Bárbara Fernandes e Jonatas Lucizano – estudantes de Jornalismo do Cesumar

Últimas notícias

Categorias