Ana Paula Furlan: “Moda sempre foi uma inspiração em minha vida.”

“Moda sempre foi uma inspiração em minha vida.” É assim que a professora Ana Paula Furlan, de 48 anos, descreve o cenário em que cresceu: assistindo, encantada, à mãe sentada em frente à máquina de costura, criando, como ela mesma diz, “obras de arte”. “Era tudo com muito esmero, capricho e muita criatividade”, conta, dizendo que, por isso, escolheu cursar Moda.

Mas o foi longo caminho trilhado entre assistir às criações da mãe e se tornar a coordenadora do bacharelado em Moda e do tecnólogo Design de Moda, ambos no ensino presencial da UniCesumar. Ana Paula desempenhou, ao longo da carreira, uma série de funções no mundo da Moda, como booker de agência de modelos, produtora e designer de produto em empresas de confecção. “Eu cheguei a ter dois empregos de meio período ao mesmo tempo!”, relembra.

Aí, por meio de um convite, veio a docência. “Percebi, dia a dia, que trabalhar com educação era, também, o que realmente me realizava”, diz Ana Paula, ressaltando que o caminho de professora a coordenadora foi logo, mas repleto de pessoas que contribuíram para que ela se tornasse a gestora que é hoje. “São treze anos de casa, dois cursos de Moda ativos, uma equipe de docentes comprometidos e sempre ao meu lado e muitos alunos apaixonados pela Moda, também.”

A história reforça essa trajetória, já que Ana Paula é professora do curso de Moda desde a primeira turma, formada em 2002. Mas ainda há muito o que criar nesse universo. "O que me inspira é a paixão pela Moda, pela arte de ensinar e pelos projetos sociais que temos nos cursos. Aqui somos uma família, acolhida e alicerçada. Tenho muita gratidão por fazer parte dessa Comunidade do Conhecimento, que é referência para cada um que tem a oportunidade de fazer parte, seja como gestores, como alunos ou colaboradores”, reforça.

Para ela, ter a oportunidade de ser a resposta no lugar em que está é, antes de tudo, conduzir a inspiração das outras pessoas. “Poder levar a Moda para a vida das pessoas, seja por meio da sala de aula, dos projetos sociais ou muitos outros meios, me fez e faz um ser humano bem mais feliz. Gratidão eterna!”