Apoiados pela UniCesumar, atletas de Handebol de Maringá são convocados para a Seleção Brasileira

Os alunos são bolsistas na Instituição e vão disputar o Campeonato Sul-Centro Americano de Seleções

Os atletas Gabriel Josepetti e Mateus Frias vão sentir na pele a emoção de representar o país em um campeonato internacional. Os dois jogadores de Maringá foram convocados para integrar a Seleção Brasileira Júnior de Handebol Masculino no Campeonato Sul-Centro Americano de Seleções. A disputa será em Buenos Aires, dos dias 6 a 13 de novembro.

Os alunos convocados fazem parte do programa de bolsas para atletas e clubes da UniCesumar, o Educa Esporte, por meio do qual a Instituição incentiva a formação acadêmica junto com a carreira esportiva.

Estudante de Nutrição da UniCesumar e ponta esquerda do time de Handebol, Mateus Frias conta que receber a notícia da convocação foi gratificante e agora espera trabalhar intensamente para trazer bons resultados à equipe.

Para ele, os incentivos da Instituição foram essenciais para sua carreira. “Nesse processo, a UniCesumar foi fundamental para que eu continuasse jogando após o Ensino Médio, me criou a oportunidade de conciliar o estudo com o esporte que é algo importantíssimo para a carreira”.

Em março de 2022, outras cinco atletas de Maringá, também bolsistas da UniCesumar, foram convocadas pela Seleção Brasileira de Handebol Feminino. Elas disputaram o mesmo campeonato, na modalidade feminina, e conquistaram a medalha de prata.

Para Marlon Araújo, técnico de Handebol e professor da Instituição, o apoio da UniCesumar é crucial para o desenvolvimento desses atletas. “O Educa Esporte é um projeto que contribuí tanto dentro, como fora de quadra. Os atletas que podem concluir seus estudos e ao mesmo tempo consolidarem sua carreira a nível estadual e nacional”.

EDUCA ESPORTE

Para a Unicesumar, apoiar o esporte brasileiro é um importante movimento de valorização do atleta não só nas quadras, afinal, com a possibilidade de realizar de um curso de graduação, outras oportunidades surgem, como o desenvolvimento de novas competências e aptidões e até mesmo uma nova profissão. Vale ressaltar que essa nova profissão pode ser seguida em paralelo, ou ser realmente uma nova possibilidade, quando a idade não permitir a prática do esporte de forma profissional.

Segundo Kátia Coelho, diretora de graduação e pós-graduação da EAD Unicesumar, é cada vez mais comum ter mais de uma carreira ao longo da vida e preparar os estudantes para isso tem sido uma preocupação para a instituição. “Os motivos que levam os estudantes a quererem uma segunda ou terceira carreira ao longo da vida são diversos, percebemos isso já há algum tempo. Então, mais do que investir no esporte, percebemos que precisávamos também possibilitar a oportunidade para que os atletas pudessem desenvolver novas habilidades e quem sabe, outras carreiras”, reforça a diretora da EAD Unicesumar. O estudo EAD é uma grande ferramenta para profissionais que precisam de flexibilidade nos horários por conta dos treinos e até mesmo estar em um mesmo local todos os dias.

Atletas da UniCesumar irão representar o país em competição na Argentina          handebol