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RECOMENDE:

Ouvidoria e Manifestações do Presencial

A ouvidoria presencial é um canal para você apresentar sugestões, elogios,  reclamações e denúncias. Na Unicesumar, a ouvidoria  presencial é uma “ponte” entre você  e a Instituição.

A ouvidoria recebe manifestações de toda a comunidade acadêmica; analisa, orienta e encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso.

As atividades da ouvidoria não se resumem a receber e encaminhar o que chega. A partir das informações trazidas pela comunidade acadêmica, a ouvidoria pode identificar melhorias, recomendar mudanças, assim como apontar situações irregulares no órgão ou entidade. Após interpretar as demandas, tem como conhecer o grau de insatisfação do seu público.

Manifestar é o ato de expor, apresentar, declarar, tornar visível, publicar. A Manifestação é uma forma de expressar para a Ouvidoria seus anseios, angústias, dúvidas e opiniões. Assim, você estará contribuindo para que a Unicesumar possa aprimorar a qualidade dos seus serviços.

Sugestão: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento dos serviços prestados e do funcionamento da instituição.

Elogio: demonstração, reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido; os aspectos positivos da instituição.

Reclamação: demonstração de insatisfação relativa a qualquer serviço prestado pela Unicesumar.

Denúncia: apontamento de prática de ato irregular ou ilícito.

A manifestação pode ser feita de forma presencial, pela internet, por carta, ou por telefone, dependendo de seu interesse.

Para denúncias anônimas ligue: 3027 - 6336 (de 2ª a 6ª - das 13h às 22h).

Qualquer pessoa, funcionários, alunos, comunidade acadêmica, Colégio Objetivo e terceiros.

Não. É possível registrar sua manifestação sem fazer cadastro prévio no sistema.

Na página da Unicesumar, clique em “outros canais”, opção ouvidoria “presencial”, e faça seu cadastro no formulário on-line disponível no site.

Os dados não podem ser acessados por outras pessoas que não sejam do setor da ouvidoria, a não ser com autorização ou por decisão de Juiz, em processo do Poder Judiciário.

Sim, mas se você registrar uma manifestação anônima não receberá resposta da ouvidoria. Você também pode se identificar e pedir acesso restrito aos seus dados.

No site da Unicesumar, a Ouvidoria está desmembrada entre Presencial e EAD, basta você optar por aquela que atende a modalidade de ensino de sua solicitação.

Não é possível alterar sua manifestação após o envio. Porém, se a ouvidoria oferecer resposta intermediária, você poderá complementar sua manifestação, oferecendo informações adicionais.

Quando você registra uma manifestação, é gerada uma avaliação do caso para identificar a melhor forma de tratá-lo. A Ouvidoria poderá responder sua manifestação, solicitando que você a complemente, poderá prestar orientações, ou poderá encaminhar para o campus/setor competente. Você sempre será comunicado sobre o procedimento adotado.

Quando a ouvidoria responder, você receberá um e-mail ou contato por telefone. Lembre-se, porém, de que você não receberá resposta de uma manifestação anônima.

Você receberá um e-mail acusando o recebimento da manifestação e as orientações seguintes.

Poderá entrar em contato com a Ouvidoria pelos canais disponíveis.

Meios de contato com a Ouvidoria Presencial:

  • Formulário eletrônico disponibilizado no site da Unicesumar (24 horas);
  • Atendimento telefônico feito pelo número – (44) 3027-6336;
  • E-mail: ouvidoria.presencial@unicesumar.edu.br;
  • Formulário físico para ser depositado nas urnas coletoras, localizadas em alguns pontos estratégico da IES;
  • Atendimento pessoal - das 12h às 22h - de segunda a sexta-feira - no bloco 11 térreo.

FALE COM A OUVIDORIA

Para entrar em contato com a Ouvidoria, utilize o formulário online, clicando no botão abaixo: