Foi com o tema de Banquete Bíblico que se encerrou a série de jantares gastronômicos de 2012, trabalho organizado para avaliação de conclusão de curso dos estudantes. O evento, que aconteceu na noite de ontem (21), no Hotel Escola, também marcou o 50º jantar de trabalho de conclusão da graduação.
De acordo com a estudante Nágila Abdala, a proposta era que os alunos fizessem um estudo científico sobre a Bíblia, para identificar os alimentos usados na época e os hábitos praticados durante as refeições. "Unimos então os ingredientes clássicos e antigos, como o pão e o vinho, à alta gastronomia", disse a acadêmica.
No ambiente do jantar, as mesas estavam dispostas como os banquetes oferecidos antigamente, de forma que os convidados tivessem contato com um número maior de pessoas. "O homem começou a se socializar na mesa e essa também é a nossa intenção, promover a interação entre os convidados", acrescentou Nágila.
Os pratos foram variados e apresentados em cinco etapas: pão asmo com creme acre e folhas amargas fizeram parte da entrada fria; a entrada quente foi composta por uma sopa de creme de ervilhas com crisps de cebola; o primeiro prato era composto por um medalhão de robalo e ravióli de berinjela recheada; o prato principal trouxe aos convidados a carne de cordeiro acompanhada de vários grãos; por fim, a sobremesa era figo caramelizado com gelato de pistache. Para acompanhar as refeições, foram servidos cinco diferentes tipos de vinhos.
O reitor do Cesumar, Wilson de Matos Silva, encerrou o evento gastronômico desejando sucesso profissional aos formandos e lembrando que o caminho do conhecimento deve ser contínuo.