Frente à catástrofe que vitimou milhares de pessoas no Rio Grande do Sul, a UniCesumar, cumprindo seu papel social como agente de transformação que vai além de uma Instituição de Ensino Superior, montou um plano de ação em solidariedade a todas as pessoas afetadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul (RS).

Por meio de um comitê, desde o início das enchentes em toda a região atingida, diversas iniciativas estão sendo aplicadas com o objetivo de contribuir em diferentes frentes, envolvendo as áreas da instituição como Acadêmica; Comunicação; Gente & Cultura; e de Polos.Diante disso, foi elaborado o plano de ação a seguir (em constante contribuição).

Para alunos

Diante das adversidades enfrentadas pelos acadêmicos gaúchos, a UniCesumar disponibilizou:

• Carência de mensalidade;
  • Estudo para identificar o momento adequado para alocar tais mensalidades em situação futura da jornada do acadêmico, sem aplicação de juros e multa;
  • Renovação/rematrícula de todos os alunos, independentemente das situações acadêmica/financeira atuais, com vistas, inclusive, a antecipar tratativas acerca da forte evasão que pode se materializar;
  • Prorrogação do cronograma de aulas, atividades avaliativas e estágios dos alunos;
  • Avaliações para ações de suspensão de cobrança e negativação dos alunos das marcas.

Para colaboradores

Para auxiliar os colaboradores afetados:

• Levantamento para considerar situações em que o tutor/professor está impedido de ministrar aulas, assim como aquelas em que o aluno não consegue assistir às aulas, em decorrência de residirem em RS;
  • 13º salário integral disponível para os mais de 550 colaboradores da Unicesumar que foram impactados pela situação de calamidade pública;
  • Benefício TotalPass para colaboradores.

Ações de Comunicação e engajamento

A UniCesumar também está articulando movimentação de doações à comunidade do RS e engajando todos os indivíduos a colaborarem:

• Unidade Presencial do Paraná – comunicação para estimular doações em geral (roupas, cobertores, produtos de limpeza, alimentos e água mineral), inclusive com pontos de arrecadação;
  • Avaliar promoção/estímulo de voluntariado entre os alunos que queiram realizar atividades complementares nesse cenário;

Arrecadação de medicamentos para o RS – Alunos de Medicina

Alunos do curso de Medicina da UniCesumar de Maringá, em parceria com alunos de Medicina da UEM, continuam na linha de frente para ações em prol das vítimas do Rio Grande do Sul. Até o momento, já arrecadaram mais de R$ 70 mil de doações em dinheiro que se transformaram em milhares de medicamentos e insumos hospitalares. Tudo já foi enviado em dois aviões totalmente carregados – também fruto de doação.

Como a campanha continuou muito forte dentro da instituição, mobilizando alunos de outros cursos e suas famílias, mais doações continuaram chegando, mesmo depois desse primeiro grande lote. Com isso, entidades como o Corpo de Bombeiros, Samu e Rotary Club também trouxeram medicamentos que receberam para que o grupo de alunos cuidasse da logística de envio.

Dessa união de esforços, um caminhão do grupo de mais de 50 voluntários chamado Legendários levou todo o insumo ao estado do Rio Grande, onde a Cruz Vermelha se encarregou da distribuição. O novo esforço, no momento, está voltado para a arrecadação de medicamentos, sobretudo insulinas, vacinas antitetânica e antibióticos.

Avalie este post