A carreira de auxiliar de contabilidade é bem interessante pela diversidade de empresas que contratam esse profissional, por ter boas oportunidades de ganho, desenvolvimento profissional e muitos aprendizados!
Para mostrar que esse é um caminho profissional bem promissor, preparamos este conteúdo que traz explicações sobre o que significa ser um auxiliar de contabilidade, quais atividades o colaborador contratado nessa função normalmente realiza e se o cargo é uma boa alternativa para iniciar a carreira nessa área.
Se você está pensando fazer algum curso de graduação na área porque gosta de números, organização e solução de problemas, confira as informações para saber como esses conhecimentos e habilidades são colocados no dia a dia do auxiliar da área contábil.
O que significa ser um auxiliar de contabilidade?
Ser auxiliar de contabilidade significa exercer diversas atividades contábeis enquanto é orientado ou supervisionado por um assistente ou analista da área. Ou seja, é um cargo onde o profissional atua com a classificação de despesas e os registros de documentos, dá suporte à conciliação de contas, entre outros.
O auxiliar contábil pode trabalhar em empresas de diversos segmentos e também com diferentes configurações, desde escritórios que prestam serviços terceirizados de contabilidade até grandes multinacionais com escritórios espalhados pelo mundo.
Por isso, é muito comum que quem deseja se desenvolver nessa carreira seja organizado, faça uma boa gestão do tempo, saiba trabalhar com prazos apertados e volumes de trabalho variáveis de acordo com as sazonalidades vividas pelo negócio.
Qual a formação do auxiliar de contabilidade?
Para quem deseja começar a carreira de auxiliar contábil, fazer uma faculdade de Ciências Contábeis é uma boa estratégia, especialmente se for realizada à distância, no EAD. Assim, o aluno pode estudar em horários flexíveis e conciliar os aprendizados técnicos com os práticos.
Em poucos semestres, o aluno já terá o diploma de conclusão do curso, podendo, inclusive, progredir na carreira profissional.
Quais funções são exercidas pelo auxiliar de contabilidade?
Pela versatilidade de atuação desse profissional, um bom caminho para entender sua importância e as oportunidades que a carreira pode proporcionar é conhecer suas principais funções e atividades realizadas. Confira!
Classificação de despesas
A classificação de despesas e custos é uma atividade muito importante para o controle das finanças de uma empresa. Nela, o auxiliar organiza quais gastos são fixos, variáveis e, ainda, direto ou indireto à atividade do negócio.
Ao separar as despesas administrativas daquelas relacionadas à produção, por exemplo, o auxiliar de contabilidade ajuda a área comercial a determinar qual o preço ideal de seus produtos e a margem de negociação que existe para fechar vendas maiores e mais relevantes.
Registros de documentos
Os documentos do negócio precisam ser registrados e arquivados para envios ou possíveis fiscalizações a que cada segmento de negócio está sujeito. Assim, o auxiliar de contabilidade cataloga tais registros seguindo as regras fiscais e a facilidade de encontrá-los — para, caso seja necessário, apresentá-los para autoridades ou clientes.
Controle de planilhas e relatórios
A precisão dos cálculos e das análises contábeis depende da forma como os registros são inseridos em planilhas e relatórios contábeis. Assim, criar e alimentar esses controles é essencial para diversas resoluções e tomadas de decisão do negócio.
Auxílio na apuração de impostos
Os impostos representam uma grande fatia dos custos do negócio, e cada empresa e segmento precisa fazer suas arrecadações devidamente, assim como pode solicitar isenções de acordo com as flexibilizações legais.
Assim, o auxiliar de contabilidade também tem como atividade da sua rotina o auxílio à apuração de impostos a serem pagos de acordo com o cenário em que a empresa esteja inserida, ou seja, seus possíveis incentivos e reduções de impostos.
Se tal controle não é feito devidamente, o negócio pode pagar valores a mais ou a menos e sofrer consequências que podem custar ainda mais caro.
Realização de cálculos
Por mais automatizada que a área de contabilidade de uma empresa seja, alguns cálculos ainda são realizados pelos profissionais do setor, seja para dar prosseguimento aos processos ou para conferir os dados que os sistemas e ferramentas contábeis apontaram como resposta.
Usando os conhecimentos teóricos e as orientações de seus gestores, o auxiliar de contabilidade vai realizar tais cálculos, fazer suas conferências e contribuir para a exatidão de pagamentos, relatórios etc.
Orientação quanto à abertura e encerramento de empresas
Outra atuação do profissional da contabilidade é orientar a abertura e o encerramento de empresas.
Nesses casos, além do levantamento de documentações necessárias, o auxiliar pode fazer explicações do passo a passo das diferentes entidades governamentais envolvidas nessas etapas, apontar quais os possíveis desdobramentos e outras informações técnicas que vão facilitar na resolução.
Além das atividades descritas, o auxiliar de contabilidade também pode atuar em áreas de inovação como parte de equipes multidisciplinares responsáveis pelo desenvolvimento de um novo produto.
Nessas interações, o profissional poderá contribuir com seus conhecimentos técnicos e sua capacidade de organização de dados e prazos — habilidades que podem ser essenciais para, por exemplo, elaborar um projeto para receber investimentos externos. Viu como a atuação do auxiliar contábil é versátil?
Vale a pena tornar-se auxiliar de contabilidade para iniciar sua carreira?
Tornar-se auxiliar contábil, portanto, é uma ótima maneira de iniciar uma carreira nessa área e envolver-se em inovações da área. Como o profissional atuará nas atividades básicas da contabilidade, terá aprendizados práticos, que poderão ser usados no progresso de sua carreira.
Também é uma peça que pode se encaixar em diferentes projetos e times, trazendo seus conhecimentos e habilidades para a organização de processos e documentações. E, com o passar do tempo e a experiência adquirida, esse profissional estará apto a progredir na carreira, assumindo posições mais estratégicas, desafiadoras e com melhores remunerações.
Até mesmo quem deseja empreender e começar um negócio também pode investir no cargo de auxiliar de contabilidade para adquirir conhecimento e experiência antes de investir nos seus projetos pessoais. Ou seja, vale a pena investir nessa carreira, no seu desenvolvimento, cursos e aprimoramentos.
Curtiu a ideia de tornar-se auxiliar de contabilidade e ter uma trajetória de sucesso na área? Então, conecte-se com a EAD UniCesumar no Facebook para acompanhar novidades e siga nosso Twitter e LinkedIn para dicas e informações que vão ajudar no seu projeto.