Canal Futura chega a Maringá em sinal aberto


Será assinado no final do mês o contrato de parceria entre a TV Cesumar e o Canal Futura. Após muitas especulações, a nova emissora de Maringá oficializa a qual rede retransmitirá a programação a partir de fevereiro para a região. O sinal entra no ar em caráter experimental enquanto o Cesumar finaliza os ajustes para transmitir também seus programas locais. Programas de sucesso como o "Sítio do Pica-Pau Amarelo", "Um Pé de Quê?" com Regina Casé, "Ao Ponto" com Jairo Bouer, "Afinando a Língua" com Tony Belotto estarão na tela das TVs dos maringaenses já em 2011.

A Fundação Cesumar será a gestora da TV e já importou os primeiros equipamentos para a transmissão que chegam ao país em dezembro. A tecnologia adotada vem da Inglaterra, Itália, Espanha e Estados Unidos, permitindo a captação das imagens com o que há de mais moderno em qualidade digital.

A nova sede da emissora irá compartilhar o espaço com a RUC FM (Rádio Universitária Cesumar, também da Fundação Cesumar). O primeiro estúdio já está pronto e outras duas ilhas de edição também. A antena deverá ser instalada na Praça das Antenas, permitindo irradiar o sinal de 1,6w de potência, alcançando um raio de 15km.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) já manifestou parecer favorável ao projeto de implantação protocolado pelo Cesumar e deve publicar nos próximos dias no Diário da União a aprovação.

Espaço para alunos em rede nacional
O novo canal aberto da Cidade Canção vai abrir espaço para a produção dos estudantes de Comunicação Social do Cesumar. Os programas serão exibidos localmente e poderão também ser exibidos em rede nacional por meio da parceria com o Futura. A emissora terá ainda uma equipe própria de produção.  Além da cessão de 24 horas de programação, o Futura oferece, como contrapartida, assessoria técnica, artística e conceitual, permitindo aos alunos do curso também o contato com o ritmo de produção de uma grande emissora de TV.

O Canal
O Futura é assistido por milhões de pessoas em todo o Brasil e foi criado em 1997 no Rio de Janeiro, local onde fica a sede da emissora como um projeto da Fundação Roberto Marinho. A programação é distribuída gratuitamente à escolas e instituições de ensino por meio de uma parceria com a NET e a Sky. A programação é gerada pela Globosat, empresa programadora de TV por assinatura das Organizações Globo.

Hoje, o Futura também é uma geradora educativa e conta com outras 14 TVs universitárias parceiras, que retransmitem em sinal aberto, por operadora de cabo local ou ainda em circuito interno, alcançando 10 milhões de pessoas em todo o Brasil. No Paraná, Maringá é a terceira praça que passa a ter a programação além de Curitiba e Umuarama.

As parcerias permitem a produção de conteúdos locais, que são exibidos nacionalmente, disseminando e valorizando a diversidade cultural e os regionalismos encontrados Brasil afora.

O Cesumar já realizou parcerias de produção com o canal entre 2005 e 2007 com alunos de jornalismo. As produções foram veiculadas nacionalmente em programas de destaque como o "Ao Ponto com Jairo Bouer".

Conheça o Canal Futura


Últimas notícias

Categorias