Unicesumar
Unicesumar

Apresentação


Arquiteto - Hélio Moreira Jr.

Situada no alto do campus sede, a Capela UniCesumar, uma edificação linda e majestosa, caracteriza-se pela referência espiritual que motiva à reflexão, meditação e oração. Seu nome é Capela Cristã, pois foi inspirado em Jesus Cristo como fundamento teológico e esperança eterna.

Numa construção de 950 m² e 17 metros de altura, possui dois pavimentos que abrigam o templo para celebrações, com capacidade para 298 pessoas, e os espaços internos onde acontecem os ensaios da orquestra e, ainda, abrigam a sua administração.

Possui uma história única, pois inspirada numa igreja da cidade medieval de Bruges na Bélgica, considerada a capital da cultura, traz na sua estrutura traços definidos e rústicos de uma beleza imponente. Foi isso que motivou o Reitor da Instituição, o professor Wilson de Matos Silva, a replicar sua sublimidade.

Os dois pórticos de entrada simbolizam a travessia espiritual, saindo do mundo cético em direção à vida com Deus. Uma travessia que, pela Graça, todos podem trilhar. A cor azul dos vitrais retrata o céu; o verde, a água, que promove a vida; e complementa os elementos que representam a força e beleza da natureza na utilização de pedras nas paredes e na cruz de ferro; promovendo uma harmonia com a fonte em cascata e com os jardins que trazem a proximidade do ambiente natural.

Toda a construção possui características intencionais para levar o visitante à contemplação, como o ascendente da colocação das pedras que parece indicar para o alto, para o criador; e a cruz vazada, no lado de fora, lembra que Ele não está mais pregado nela, mas que sua presença é constante e eterna.

É impossível olhar cada detalhe da Capela UniCesumar sem se encantar pela simplicidade dos detalhes que compõem uma obra tão artesanal na sua totalidade.

O corpo diretivo da UniCesumar e todos os seus colaboradores se sentem honrados por essa realização que é um símbolo da fé cristã.