O momento da gestação de um bebê é especial e inaugura uma série de transformações na vida familiar. Para ajudar futuros pais e mães a entender melhor esta fase e desenvolver uma relação afetiva com a criança ainda no útero da mãe e na primeira infância, a professora de psicologia Rute Grossi Milani juntamente com as estudantes do 5º ano de Psicologia do Cesumar Danielle Issa Michels e Eliette Lara elaborou uma cartilha que será distribuída em maternidades e postos de saúde.
"Orientação de A a Z para os futuros Papais & Mamães -- Aspectos Psicológicos" é resultado do Projeto de Extensão em Saúde Mental na Infância e Adolescência e também dos trabalhos do Grupo de Pesquisa em Saúde Mental e Desenvolvimento na Infância, coordenados por Rute Milani.
A cartilha traz orientações para uma melhor compreensão da gestação e da chegada do bebê e dos cuidados que se deve ter e aborda aspectos como o afeto, as brincadeiras, o choro, a espera, as fantasias, o pós-parto, o psicológico, entre outros.
O objetivo, segundo a professora responsável, é orientar os pais para que os filhos tenham um desenvolvimento mais seguro e tranquilo, tornando-se adultos equilibrados emocionalmente. Conforme destacou, a afetividade nos primeiros anos da infância é fundamental para a saúde mental dos indivíduos.
Mais informações sobre a publicação podem ser obtidas pelo e-mail rute@cesumar.br.