Cesumar apóia Congresso Internacional de Bioenergia e BioTech Fair


O ano de 2008 deverá ser o ano da energia. A situação do setor de energia elétrica no Brasil indica que o drama do racionamento poderá existir em 2008. A geração de energia elétrica, via hidrelétrica, está no limite. A alternativa energética fornecida por termelétricas pode apresentar alguma conveniência se seu uso for a curto prazo. Se o insumo utilizado for o óleo combustível poderá aumentar os contratempos ambientais, ainda mais em uma época de forte atenção aos problemas do "aquecimento global".

Se o carburante for o gás natural, o drama do racionamento continuará a existir, não tanto por causa de questões ambientais. A questão em si ganha corpo em virtude da quantidade inferior às necessidades brasileiras. O Brasil consome 45 milhões de m³ de gás natural por dia; a indústria se encarrega de gastar 55% e a outra parte vai para uso doméstico, transportes e outros fins.


Assim, para que as termelétricas tivessem franca utilização, haveria a necessidade de o País ter mais de 80 milhões de m³ de gás natural. E ai está o problema. Da Bolívia o Brasil adquire 30 milhões de m³ ao dia; os outros 15 milhões são provenientes de várias jazidas. Isso significa que o Brasil deveria produzir, ou importar, 50 milhões de m³ de gás natural somente para fins elétricos. Não há produção interna suficiente.


Surgem ai as opções de geração de energia alternativas. Este é o tema principal do 3º Congresso Internacional de Bioenergia e da BioTech Fair - Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biodiesel, eventos que acontecem, simultaneamente de 24 a 17 de junho de 2008, no Expotrade Convention Center em Pinhais, região metropolitana de Curitiba.


Entre os temas abordados no Congresso estão a aplicação racional de resíduos, debater as alternativas e tecnologias existentes no Brasil por meio do uso da bioenergia, biodiesel e diferentes fontes viáveis não poluentes, atualizando o conhecimento e as pesquisas em relação às tecnologias de ponta vigentes em outros países. Assuntos como o contexto energético mundial e o meio ambiente, lixo urbano para energia elétrica e resíduos florestais madeireiros serão apresentados em palestras segmentadas. Resíduos Agroindustriais é o tema ministrado por Dilvo Grolli Diretor Presidente da Coopavel Cooperativa Agroindustrial. O Mercado Europeu de Bioenergia é o tema do palestrante Giuliano Grassi da empresa European Biomass Industry Association (EUBIA).


A BioTech Fair 2008 - Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biodiesel traz novos modelos de tecnologias brasileiras e amostras de projetos relacionados com bioenergias e biocombustíveis e expõe produtos e serviços relacionados com procedimento para produção de energia alternativa. Biocombustíveis, energia eólica, solar, do mar e hidráulica são alguns dos segmentos de abrangência da feira. Um equipamento que pode ser visto na feira é a peletizadora modelo PM 30, que é capaz de atingir uma produção de 5 ton/h em madeira. "Este equipamento foi especialmente desenvolvido para atender o mercado de biomassa, com um dimensionamento minuciosamente calculado para este propósito. Também foi inserido ferramentas especiais de segurança operacional, beneficiando assim, o operador e, conseqüentemente, a produtividade e desempenho da máquina", explica Eduardo Soffioni, gerente da Andritz Sprout no Brasil. Faça sua inscrição através do site, clicando aqui!


Serviço:
Eventos: 3º Congresso Internacional de Bioenergia e BioTech Fair 2008 %u2013 Feira Internacional de Tecnologia em Bioenergia e Biodiesel
Local: Expotrade Convention Center em Pinhais
Data: 24, 25, 26 e 27 de junho de 2008

Informações
:

www.eventobioenergia.com.br
www.porthuseventos.com.br

Emails:
assessoria@porthuseventos.com.br
bioenergia@porthuseventos.com.br
contato@porthuseventos.com.br


Fone:. 55 (41) 3072-3131

Últimas notícias

Categorias