O Cesumar assinou sexta-feira convênio de cooperação com a associação missionária SOS Brasil-África, ligada à igreja Assembléia de Deus. Serão beneficiados pela parceria estudantes moçambicanos que queiram estudar Teologia e depois voltar ao seu país para trabalhos missionários.
O Centro Universitário de Maringá Cesumar irá oferecer três bolsas integrais por ano, moradia e alimentação gratuita para os estudantes. Em contrapartida, os jovens deverão trabalhar em projetos sociais ligados a igrejas evangélicas de Maringá.
Além de freqüentar o curso de Teologia (com duração de três anos e meio), os estudantes poderão se matricular em disciplinas práticas de outros cursos e se capacitar para trabalhos em comunidades pobres africanas, como, por exemplo, no campo da agronomia, enfermagem e nutrição, entre outros.
O convênio foi assinado entre o reitor Wilson de Matos Silva, o presidente em exercício do SOS Brasil-África, Almeri Pedro de Carvalho e o presidente da Igreja Assembléia de Deus do Campo Eclesiástico de Maringá, pastor Robson Brito.
Para Carvalho, o convênio irá aproximar ainda mais o Brasil de Moçambique e Angola. Segundo ele, existem muitos missionários brasileiros trabalhando naqueles países e o objetivo de formar pessoas nativas de lá é para que possam trabalhar com diferentes tribos e dialetos africanos.