O Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Cesumar vai realizar neste semestre o I Ciclo de Debates: Democracia e Educação. Trata-se de uma iniciativa que pretende envolver a sociedade na discussão de seus principais problemas, buscando reflexão e propostas para resolvê-los.
O primeiro tema a entrar em debate, já no próximo dia 24, será o trânsito maringaense. Em setembro será sobre o voto e outros temas serão definidos para outubro e novembro.
No debate sobre o trânsito, já estão confirmadas as presenças do especialista em trânsito Luís Riogi Miura (ex-diretor de trânsito na atual administração), do secretário de transportes do município, Walter Guerles e do comandante da Polícia Rodoviária Estadual de Maringá, capitão Ademar Paschoal.
O debate será conduzido por dois mediadores e a platéia também poderá fazer perguntas e dar sugestões. De casa, as pessoas poderão acompanhar ao vivo pela Rádio Universitária Cesumar , seja na internet ou rádio, e ainda enviar seus questionamentos pelo twitter da rádio ou e-mail.
A intenção é que a sociedade participe e se mobilize em ações que possam de fato contribuir para que todos vivam bem na cidade. "A violência no trânsito maringaense, hoje, preocupa muito e é um problema de todos. É preciso criar uma conscientização geral para que menos infrações e menos mortes aconteçam. Por isso, elegemos esse como o primeiro tema de debate", explicou o diretor de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Adriano Rogério Goedert.
O projeto já ganhou a parceria da Rádio CBN-Maringá e o objetivo é que outros órgãos de comunicação também se envolvam como mediadores destas questões. Para o professor, esta é uma forma de o Cesumar cumprir seu papel como indutor de ações que possam minimizar problemas que afligem a sociedade.
Serão convidados a debater o assunto líderes locais, representantes de entidades, professores, estudantes e a população em geral. As pessoas poderão se inscrever gratuitamente pelo site do Cesumar (www.cesumar.br). A ficha de inscrição será disponibilizada no início da próxima semana.