Unicesumar
Unicesumar

Combate à Covid-19: alunos de Medicina e Enfermagem da UniCesumar realizam atendimento voluntário

A partir desta terça-feira (24), estudantes atenderão a população via teleatendimento, oferecendo orientações e atuando em ações propostas pela prefeitura, bem como na campanha de vacinação

A área da saúde é notoriamente fundamental para a sociedade e, em momentos de crise como a pandemia de coronavírus, essa máxima se torna ainda mais enfática. Com base nisso, alunos internos do curso de Medicina da UniCesumar atuarão de forma voluntária no combate à Covid-19 em Maringá. As atividades começaram nesta terça-feira (24).

A iniciativa surgiu a partir da Portaria 356, do Ministério da Educação, no qual o ministro Abraham Weintraub autoriza que alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia realizem estágio voluntário. Posteriormente, a carga horária desempenhada será contabilizada como o estágio obrigatório necessário para a conclusão dos cursos.

De acordo com a diretora dos cursos de saúde da UniCesumar, Solange Lopes, houve grande adesão dos estudantes em prol da causa, o que demonstra o comprometimento dos alunos no atendimento à população. “Estamos vivendo uma situação de pandemia e, nesse momento, os alunos se ofereceram voluntariamente para contribuir com a região, no entendimento de que essa é a função e a retribuição que eles podem dar à sociedade nesse momento em que mais se precisa de profissionais de saúde”, destacou.

Ao todo, mais de 80 estudantes se colocaram à disposição para o trabalho. A partir disso, serão organizadas escalas de dez em dez alunos, que irão prestar teleatendimento à população em relação aos casos considerados suspeitos, bem como oferecer orientações e atuar em ações propostas pela Prefeitura de Maringá. Já os estudantes do curso de Enfermagem trabalharão na campanha de vacinação do município.

Além dos estudantes, a UniCesumar também disponibilizou o trabalho de três enfermeiras, que atuarão no setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde. Em breve, a expectativa é estender o apoio aos municípios da região metropolitana de Maringá.

Para o Secretário de Saúde de Maringá, Jair Biatto, iniciativas como essa contribuem positivamente para o combate do coronavírus. “O trabalho voluntário dos alunos integrando o quadro de profissionais da saúde fará diferença para fortalecer o atendimento aos pacientes que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS), em um período de pandemia. A solidariedade salvará vidas”, salientou.

UMA MISSÃO PELA VIDA

Uma das estudantes que se prontificaram a participar do estágio voluntário é Camila Iaiana Magri, do 6º ano de Medicina. Ela ressalta que o pensamento coletivo ajuda a manter o bem comum. “Essa realidade tem ensinado muito sobre a Medicina ser mais que uma profissão. É uma missão, muitas vezes árdua. Uma escolha profissional e humana. Temos um papel fundamental, assim como todos profissionais que lidam com a saúde, pois estamos em contato com os momentos mais difíceis e de maior fragilidade das pessoas. Mas, em tempos de dificuldade, sempre há um crescimento pra todos.”

Últimas notícias

Categorias