Começa 2º Seminário Saúde e Tecnologia

Na manhã de hoje (4), começaram as primeiras atividades do 2º Seminário Saúde e Tecnologia do Cesumar, que é promovido pelo Mestrado em Promoção da Saúde. Durante dois dias, o auditório do bloco 6 da instituição recebe alunos e professores da graduação e do mestrado para participarem de palestras e debates com nove profissionais de diferentes especialidades da saúde e educação.

De acordo com a coordenadora do Mestrado em Promoção da Saúde do Cesumar, Sônia Vermelho, o seminário serve para que ocorra reflexão coletiva acerca dos temas propostos. "Hoje a tecnologia é desenvolvida para se conquistar uma qualidade de vida melhor. Mas, vivemos também tempos em que a tecnologia atrapalha a saúde e é sobre essa ambiguidade que vamos refletir", explica a coordenadora.
 
O primeiro palestrante do evento foi o ex-diretor do Hospital Universitário de Maringá, José Carlos Amador, que falou acerca de sua "Experiência do HU de Maringá com o SUS".  Ele  relatou que a experiência foi prazerosa e complicada ao mesmo tempo.  "No HUM lidei com a falta de recursos humanos, investimentos e estrutura, enquanto o número de pacientes só aumenta", Amador apontou que a atual estrutura do hospital conta com 123 leitos, sendo que há 22 anos o projeto das instalações foi feito para 300 leitos.

Até o encerramento do evento serão discutidos temas como o Uso das novas tecnologias no diagnóstico de doenças e na educação, a medicalização na escola e tecnologias assistivas.  

Últimas notícias

Categorias