Começa Semana de Gastronomia da Unicesumar


Com o tema "Brasilidades", começou nesta manhã de terça-feira (19) a Semana de Gastronomia da Unicesumar, que durante cinco dia contará em sua programação com palestras de renomados chefs, oficinas, concurso de chef revelação e feira gastronômica. A semana reúne estudantes, pesquisadores e profissionais, promovendo assim verdadeira integração entre a academia e o mercado.

Chefs que são destaque do cenário nacional como Carlos Bertolazzi, Lucas Corazza e Ana Luiza Trajano, iniciam a programação de palestras hoje à noite, trazendo novidades da gastronomia brasileira em suas aulas show. Também tem participação na Semana os chefs locais Eduardo Pinheiro, Mateus Torres, Sérgio Zitelli, Michel Matos, Rodolfo Pedroso, entre outros.

Segundo a coordenadora do curso de Gastronomia, Janaina Oliveira de Azevedo Leal, o objetivo principal do evento é debater temas da culinária, além de fazer uma inter-relação academia/mercado. "A gastronomia é parte fundamental da cultura de um povo. Para os acadêmicos, eventos deste porte são fundamentais. Eles adquirem durante esses dias um pouco mais de conhecimento para aplicar em suas vidas profissionais no futuro", disse ela.

No total, 21 minicursos e quatro palestras - além do concurso Chef Revelação "Meu Brasil Brasileiro", que contará com as categorias estudante de gastronomia e profissionais da área e a feira gastronômica - compõem a programação da Semana.

Feira Gastronômica

A Feira Gastronômica acontece no Mercadão Municipal, de sexta a domingo (22 a 24) finalizando as atividades da Semana. Durante os três dias, a comunidade poderá experimentar produções feitas pelos alunos do curso de Gastronomia da instituição, elaboradas a partir de insumos fornecidos pelos comerciantes do próprio mercado.

De acordo com a professora Janaína Leal, a Feira é um projeto piloto para uma feira de alimentação fixa e que fará parte do calendário da cidade. "Um dos objetivos é criar demanda para que o evento passe a fazer parte do conjunto de atrativos turísticos da cidade de Maringá, tornando-se um espaço aberto para o encontro de amantes da boa comida, empresários do setor da alimentação, estudantes e para toda a família, a exemplo de feiras deste gênero que já acontecem em grandes capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba", explicou a professora.

Quem são os chefs

Carlos Bertolazzi

Formado em administração e com vocação para a cozinha, largou o mundo dos negócios e optou pelas panelas e temperos. Iniciou sua carreira como cozinheiro após terminar os estudos em Piemonte (Itália) e trabalhar por seis meses no restaurante Flipot. Em Nova York, atuou no Alto, sob o comando de Scott Conant, e também no Falai. Durante sua estadia na Espanha, em 2007, estagiou no El Bulli de Ferran Adrià, e de lá retornou à Piemonte, onde passou pelo restaurante Piazza Duomo, de Enrico Crippa. Em 2010, ao lado de sua mãe, proprietária do C.U.C.I.N.A., ganhou o prêmio da revista Prazeres da Mesa na categoria Melhor Banqueteiro.

Bertolazzi atualmente é chef do Zena Caffè, nos Jardins, do recém inaugurado Carbone e da rede Per Paolo. É também um dos apresentadores do programa "Homens Gourmet", do Fox Life. Neste ano criou a Bertz Coxinha, recheada com carne de pato, e ganhou o prêmio da revista Prazeres da Mesa na categoria Comida de Rua.

Sua aula show durante a Semana de Gastronomia contará com uma receita que remete às lembranças de sua infância e serão utilizados ingredientes como ovo caipira, batatas e cogumelos.

Lucas Corazza

Apresentador do programa "A Confeitaria", do canal Bem Simples, Lucas Corazza é chef confeiteiro e atua há mais de 13 anos no mercado de gastronomia. Trabalhou com grandes chefs como Alex Atala, Mara Mello, Henry Schaeffer e Bel Coelho, os quais foram também seus professores.

Especializou-se em confeitaria na França nas escolas ENSP (Ecole National Superiere de la Patiserie) e na Bellouet Conseil. De lá trouxe o afinado senso estético europeu e aliou aos frutos e preparos da confeitaria brasileira. Destaca-se pela identidade brasileira apresentada em doces desenvolvidos com a técnica clássica francesa, aprendida em sua formação. Suas receitas apresentam técnicas europeias refinadas e repaginadas com ingredientes tipicamente brasileiros.

Vencedor do Prêmio Melhores do Ano Prazeres da Mesa/Tramontina 2014 na categoria Chef Patissier, em sua aula show durante a Semana de Gastronomia, Corazza apresentará uma palestra sobre as frutas brasileiras e contará com uma receita que explora ingredientes típicos do país.

Ana Luiza Trajano

Formada em administração de empresas, a chef aprimorou seus estudos em gastronomia na Itália, passando pelo Istituto per la Promozione delle Cultura Alimentare (Milão), além do Costigliole d' Asti, em Piemonte. Encerrou o período italiano como aprendiz na cozinha do restaurante Beccofino, em Florença.

Ao voltar para o Brasil, iniciou seu trabalho de pesquisa e partiu pelo país em busca de registros de nossa culinária. Com intenção de buscar na própria fonte as raízes e características da cozinha brasileira, assim como os hábitos e costumes locais, as incursões da chef e pesquisadora Ana Luiza Trajano pelo país propõem com charme e esmero a brasilidade dos insumos, assim como a riqueza gastronômica revelada em cada ingrediente. 

Com imersões em diversas cidades de mais de 20 estados brasileiros, Ana Luiza Trajano tem criado cardápios modernos e inovadores de comida nacional e com isso ajudado a firmar a comida brasileira como alta gastronomia.

Últimas notícias

Categorias