Comunidade é convidada a debater trânsito


Com o objetivo de estimular as pessoas a refletir sobre o seu papel diante dos problemas que afetam a sua vida e de toda a coletividade, o Cesumar dará início no próximo dia 24 ao I Ciclo de Debates sobre "Democracia e Educação", colocando como primeiro tema em discussão a violência no trânsito de Maringá.

O objetivo não é debater apenas, mas refletir sobre a responsabilidade de todos. De acordo com números do Pelotão de Trânsito, mais de três pessoas, em média, têm morrido por mês este ano em Maringá vitima de acidentes automobilísticos. Não apenas os ocupantes de automóveis têm sido vítimas, mas também pedestres. Se em todo o ano passado o número de mortes no trânsito foi de 58, este ano, 69 pessoas já morreram em menos de oito meses.

De quem é a culpa? O que você tem a ver com isso? De que forma a sociedade pode contribuir para encontrar soluções? Questões como estas vão conduzir o debate, que será dividido em três partes. Na primeira, o tema será contextualizado; na segunda, especialistas vão debater os problemas e na terceira, público e convidados deverão apontar soluções.

Para debater o tema com a comunidade, estarão presentes o especialista em políticas públicas de trânsito, Luís Riogi Miura, de Brasília, o médico traumatologista Carmine Savarani, o comandante da Polícia Rodoviária Estadual da 4ª Companhia de  Maringá, capitão Ademar Paschoal e o secretário de Transportes do município, Walter Guerlles.

O público em geral também poderá participar enviando perguntas para os debatedores e, ao final, apontando sugestões. Essa participação se dará para quem estiver presente e também pela internet, via e-mail ou twitter da Rádio Universitária Cesumar (radiocesumar@cesumar.br. / http://twitter.com/rucfm943).

O I Ciclo de Debates vai acontecer no auditório Dona Etelvina (bloco 7, terceiro andar), das 19h30 às 22h30,  e é uma promoção do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em parceria com a Rádio CBN-Maringá, O Diário e Rádio Universitária Cesumar. Para participar, basta se inscrever pelo site www.cesumar.br. A inscrição é gratuita e as vagas limitadas.

Últimas notícias

Categorias